IDENTIDADE PÓS-CONVENCIONAL E IDENTIDADE NARRATIVA: APONTAMENTOS SOBRE ÉTICA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.10.p127Palavras-chave:
Sociedade pós-convencional, Identidade, Consciência moral, Sabedoria Prática, Jürgen Habermas, RicoeurResumo
Habermas, em seu projecto emancipatório – que transita entre Freud e Marx – dedicase em criar uma teoria da sociedade que aponte para as patologias da sociedade contemporânea e que proporcione a emancipação humana através de uma racionalidade alternativa à racionalidade instrumental, a comunicativa. Tal racionalidade, para o filósofo, manifesta-se pelo discurso, ou seja, pela argumentação acerca de teorias ou normas práticas através do qual abrese aos envolvidos um entendimento e compreensão intersubjectivo. Em sua configuração de uma teoria social crítica, Habermas se apropria da teoria evolutiva da consciência moral individual, proposta por Kolberg, e à partir dela desenvolve seu conceito de sociedade pósconvencional. O actual artigo propõe-se, num primeiro momento, apresentar o conceito habermasiano de sociedade pós-convencional e sua relação fundamental com a concepção de identidade, destacando as fragilidades dessa articulação e, num segundo momento tentar um diálogo entre Habermas e Ricoeur acerca das concepções: consciência moral e sabedoria prática.
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