IDENTIDADE PÓS-CONVENCIONAL E IDENTIDADE NARRATIVA: APONTAMENTOS SOBRE ÉTICA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Flavia Renata Quintanilha Doutoranda em Filosofia na Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.10.p127

Palavras-chave:

Sociedade pós-convencional, Identidade, Consciência moral, Sabedoria Prática, Jürgen Habermas, Ricoeur

Resumo

Habermas, em seu projecto emancipatório – que transita entre Freud e Marx – dedicase em criar uma teoria da sociedade que aponte para as patologias da sociedade contemporânea e que proporcione a emancipação humana através de uma racionalidade alternativa à racionalidade instrumental, a comunicativa. Tal racionalidade, para o filósofo, manifesta-se pelo discurso, ou seja, pela argumentação acerca de teorias ou normas práticas através do qual abrese aos envolvidos um entendimento e compreensão intersubjectivo. Em sua configuração de uma teoria social crítica, Habermas se apropria da teoria evolutiva da consciência moral individual, proposta por Kolberg, e à partir dela desenvolve seu conceito de sociedade pósconvencional. O actual artigo propõe-se, num primeiro momento, apresentar o conceito habermasiano de sociedade pós-convencional e sua relação fundamental com a concepção de identidade, destacando as fragilidades dessa articulação e, num segundo momento tentar um diálogo entre Habermas e Ricoeur acerca das concepções: consciência moral e sabedoria prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANSCOMBE, G. E. M. Human Life, Action and Ethics: Essays by G. E. M. Anscombe, edited by Mary Geach and Luke Gormally. Exeter, UK: Imprint Academic, 2005.

______. Intention. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2000.

______. Metaphysics and the Philosophy of Mind: Collected Philosophical Papers Volume II. Oxford: Basil Blackwell, 1981b.

CORTINA, A. Ética Aplicada y Democracia Radical. 3 ed. Madrid: Editorial Tecnos (Grupo Anaya, S.A.), 2001.

DURÃO, A. B. “O conceito de opinião pública em Kant.” In: Revista Cultural Fonte, Londrina, v. 2, p. 55-60, 1999.

FERRY, J-M. Filosofia da Comunicação: da antinomia da verdade à função última da razão. Justiça política e democracia procedimental. São Paulo: Paulus, 2007.

FREUD, S. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Companhia das Letras, 2011. Trad. Paulo César de Souza.

HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Edições Loyola, 2002. Trad. George Sperber e Paulo Astor Soethe.

______. A nova intransparência”, in: Novos Estudos-CEBRAP, n° 18, setembro 1987, p. 103-114. Trad. Carlos Alberto Marques Novaes.

_____. Comentários à ética do discurso. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. Trad. Gilda Lopes Encarnação.

______. Consciência Moral e Agir Comunicativo. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. Trad. Guido A. de Almeida.

______. Faktizität und Geltung: Beiträge zur Diskurstheorie des Rechts und des demokratischen Rechsstaats. 2 ed. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1994.

______. Era das transições. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003b. Trad. Flavio Beno Siebeneichler.

______. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 2007. Trad. Flavio Beno Siebeneichler.

______. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. Trad. Carlos Nelson Coutinho. São. Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.

______. Pensamento Pós-metafísico: estudos filosóficos Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

______. Teoria de la acción comunicativa y estúdios prévios. Madrid: Cátedra, 1989. Trad. Manuel Jiménez Redondo.

______. Teoria de la acción comunicativa, I: racionalidad de la acción y racionalización social. 4 ed. Madrid: Taurus, 2003c. Trad. Manuel Jiménez Redondo.

______. Teoria de la acción comunicativa, II: crítica de la razón funcionlista. 4 ed.Madrid: Taurus, 2003d. Trad. Manuel Jiménez Redondo.

______. “Reconciliation Throug the Public use of Reason: Remarks on John Rawls's Political Liberalism”, in: The Journal os Philosophy, vol. 92, n° 3 (Mar., 1995), p. 109-131. Translated by Ciaran Cronin.

KANT, I. Crítica da Razão Pura, 4ed. Lisboa: Fundção Caloute Gulbenkian, 1997.

______. Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung? Berlin : B. Cassirer, 1922. p. 167-76.

MARTINS, C. A. Autoconsciência Pura, Identidade e Consciência em Kant”. In: Trans/Form/Ação, São Paulo, 21/22: 67-89, 1998/1999.

MOON, D. “Practical Discourse and Communicative Ethics”. In.: WHITE, S. Cambridge Companion to Habermas. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1995., p. 143-166.

PINZANI, A. Habermas. Porto Alegre: Artmed. 2009.

PORTOCARRERO, M. L. Hermenêutica e Fragilidade em P. Ricoeur, In: PROMETEUS - Ano 6 - Número 12 – Julho-Dezembro/2013.

RICOEUR, P. Anthropologie Philosophique: écrits et conferences 3.

______. Ética e Moral. Covilhã: LusoSofia. 2011.

______. “Identidade Fragil: respeito pelo outro e identidade cultural”. In: Les droits de la personne en question – Europe – Europa 2000, publicação FIACAT

______. O discurso da ação. Lisboa: Edições 70. 2013.

______. Sí mismo como otro. Madrid: Siglo XXI. 1996.

WELLMER, A. “Sentido Comum e Justiça”, In: ROHDEN, V. (Org) Ética e Política. Porto Alegre: Goethe Instituto/Editora da UFRS, 1993.

WARREN, M. E. The Self in Discursive Democracy, In: WHITE, S. Cambridge Companion to Habermas. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1995. p. 167-200.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Artigos