THEODOR ADORNO E O PROBLEMA DA (SEMI)FORMAÇÃO

Autores

  • Fábio Caires Correia Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.09.p110

Palavras-chave:

Adorno, Bildung, Halbbildung, Emancipação

Resumo

O projeto do esclarecimento (Aufklärung) era desencantar o mundo, substituir o “alegórico” por uma razão esclarecedora. Esse leitmotiv era fundamental para que o ser humano pudesse alcançar a sua autonomia e ter a coragem de usar o seu próprio entendimento (sapere aude). No entanto, este projeto fracassou. O esclarecimento, ao invés de conduzir o indivíduo à autonomia desembocou num processo de semiformação (Halbbildung) que provocou a perda da identidade e a reificação do individuo. O que hoje presenciamos, portanto, é resultado de um esgotamento da formação (Bildung). Nossa intenção, a partir de uma leitura da filosofia de Theodor W. Adorno é assinalar pontos de crítica ao atual sistema educacional que forma indivíduos para se submeterem passivamente ao processo de competitividade do mercado. A formação para a emancipação não é apenas um aparato ideológico, mas um desvelamento das condições do sujeito que é sujeitado, do sujeito que se sujeita e das possibilidades concretas do
ousar saber, ocultas na ordem social vigente. Cabe a educação, portanto, através da crítica a Halbbildung, demonstrar as contradições existentes na formação social efetiva, propiciando, assim, sua própria emancipação.

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Publicado

2016-11-07

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Artigos