JEAN PIAGET: KANTISMO EVOLUTIVO E INFLUÊNCIA ROUSSEAUNIANA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5716Palavras-chave:
Jean Piaget, Epistemologia Genética, kantismo Evolutivo, Jean-Jacques Rousseau, Desenvolvimento, Razão ConstruídaResumo
O presente artigo apresenta as influências de Jean-Jacques Rousseau e de Immanuel Kant sobre o pensamento de Jean Piaget. No campo epistêmico, o posicionamento de Piaget diz respeito, sobretudo, à defesa da ideia de que o ser humano se constrói como sujeito cognoscente, isto é, como alguém capaz de conhecer. Ele propõe que existe um desenvolvimento do sujeito cognoscente e esse desenvolvimento está atrelado ao movimento de interação. Neste artigo, defende-se a Epistemologia Genética de Piaget como um kantismo evolutivo, ao passo que propõe o sujeito como capaz de modificar suas estruturas cognitivas conforme sua própria atividade. Nesse mesmo sentido, faz-se também a defesa de que o kantismo evolutivo de Piaget só se fez possível como herdeiro do pensamento de Rousseau, sobretudo quanto à ideia de desenvolvimento da razão.Downloads
Referências
ÀRIES, P. História social da criança e da família. Tradução: Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
CASSIRER, E. A filosofia do Iluminismo. Tradução: Álvaro Cabral. Campinas: Unicamp, 1992.
______. A questão Jean-Jacques Rousseau. Tradução: Erlon José Paschoal. São Paulo: UNESP, 1999.
CHIAROTTINO, Z. R. Psicologia e Epistemologia Genética de Jean Piaget. São Paulo: EPU, 1988.
______. Em busca do sentido da obra de Jean Piaget. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994.
DOZOL, M. de S. Da figura do mestre. São Paulo e Campinas: EDUSP e Autores Associados, 2003.
FREITAG, B. Piaget e a Filosofia. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1991.
GOLDMANN, L. Epistemologia e Filosofia Política. Tradução de: Conceição Jardim e Eduardo Nogueira. Lisboa: Editorial Presença, 1978.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução: Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
KESSELRING, T. Jean Piaget. Caxias do Sul: EDUCS, 2008.
PIAGET, J. Biologia e Conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973.
______. Estudos Sociológicos. Tradução de: Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
______. Adaptación vital y psicologia de la inteligencia. Madrid: Siglo XXI, 1978.
______. A epistemologia genética. In: Piaget. Coleção Os Pensadores. 2ª Edição. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Vol. LI.
______. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1987.
______. Psicologia e Pedagogia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima e Silva. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
______. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. Nem York: Hartcourt Brace Janovich. Tradução: Paulo Francisco Slomp. Disponível em: http://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/desenvolvimentoe-aprendizagem/.
ROUSSEAU, J-J. Emílio ou Da Educação. Tradução: Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968.
STREK, D. R. Rousseau & a Educação. Belo Horizonte: Autentica 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.