TÉCNICA, TECNOLOGIA E TECNOCIÊNCIA: DA FILOSOFIA ANTIGA À FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Leonardo Marques Kussler Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n15.5712

Palavras-chave:

Técnica, Tecnociência, Ética

Resumo

No presente artigo, propomo-nos a refletir acerca dos conceitos de técnica e tecnologia, com o objetivo de destacar a diferença de ambos os conceitos, além de mostrar diferentes pontos de vista filosóficos acerca do tema e a implicação destes na vida humana. Para tanto, na primeira seção, o itinerário começa em uma análise etimológica dos termos, seguindo através de excertos da República de Platão e da Ética a Nicômaco de Aristóteles. Na segunda seção, elencamos como a técnica se encerra na tecnologia, partindo da perspectiva de saberfazer em relação à natureza para um modus operandi na natureza, onde o foco move-se da supremacia do homem com a técnica sobre a natureza para a técnica sobre a vida humana. Contamos, pois, com as reflexões de Umberto Galimberti, que aponta a tecnologia como técnica de manipulação da natureza; Gilbert Hottois, que corrobora o conceito de tecnociência e destaca a lógica de dominação, intervenção e criação na natureza; e Jean-Pierre Dupuy, que analisa o modo como a tecnologia relaciona-se com a ética, que é baseada em valores de uma natureza que é transmutável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Nichomachean Ethics. Translated by H. Rackham. Cambridge: Harvard University Press; London: William Heinemann Ltd., 1934. (Aristotle in 23 Volumes, Vol. 19).

______. Aristotle's Ethica Nicomachea (Greek texts). Ed. by J. Bywater. Oxford: Clarendon Press, 1894.

DUPUY, J-P. Some Pitfalls in the Philosophical Foundations of Nanoethics. In: Journal of Medicine and Philosophy, v. 32, p. 237-261, 2007.

GALIMBERTI, U. Man in the age of technology. In: Journal of Analytical Psychology, v. 54, n. 1, p. 3-17, jan. 2009a.

______. Miti Collettivi – 10 Il mito della tecnica. In: ______. I miti del nostro tempo. Milano: Giangiacomo Feltrinelli Editore, 2009b. p. 132-145.

HOTTOIS, G. El paradigma bioético: una ética para la tecnociencia. Trad. de M. Carmen Monge. Barcelona: Anthropos; Leioa: Universidad del País Vasco, 1991. (Nueva Ciencia; 8).

______. Is cloning the absolute evil? In: Human Reproduction Update, v. 4, n. 6, 787-790, 1998.

PARRY, R. Episteme and Techne. In: Stanford Encyclopedia of Philosophy. 2003. Disponível em: http://plato.stanford.edu/entries/episteme-techne/. Acesso em: 2 set 2015.

PLATÃO. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Fundação Calosute Gulbenkian, 2001.

______. Platonis Opera, Vol. IV – Clitopho, Respublica, Timaeus, Critias. Greek texts ed. by John Burnet. Oxford: Oxford University Press, 1905. (In 5 volumes).

Downloads

Publicado

2016-01-02

Edição

Seção

Artigos