O SILÊNCIO DAS IDEIAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Maycon Raul Hidalgo Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4798

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, História e Filosofia da Ciência, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir o sistema atual de ensino, desde a educação básica ao ensino superior, que perpetua um processo de reprodução de ideias, onde a inovação, o questionamento e os debates não são considerados como práticas de ensino. Partimos do pressuposto de que a formação inicial é um período de transição do professor que em geral é caracterizado por ser um processo derecepção superficial de conceitos; a pouca leitura dos clássicos e as influencias de seu próprio aprendizado fazem dos professores em formação um silenciador de ideias dos futuros estudantes. Nesse contexto, discutimos com 14 licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Estadual do Paraná, os aspectos da História e filosofia da Ciência como ferramenta de apoio ao ensino, nosso resultados apontam para uma tendência de futuros professores em negligenciar conceitos fundamentais da construção da ciência, em partes pela cultura de fragmentação em que estiveram e estão expostos. Neste sentido, pensamos ser a História e Filosofia da Ciência uma possibilidade de se reverter este processo de reprodução e superficialização de conceitos científicos e pedagógicos no ensino de ciências, para tanto se faz necessário uma introdução destes aspectos no processo de formação de professores de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRANTES, P. C. Filosofia da Biologia. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIZZO, N. PENSAMENTO CIENTÍFICO: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

CACHAPUZ, A. Educação em Ciências: caminhos percorridos e dinâmicas de mudança. In: MAGALHÃES JR, C. A. O; LORENCINI JR, A; CORAZZA, M. J. ENSINO DE CIÊNCIAS: múltiplas perspectivas, diferentes olhares. Curitiba: CRV,

COSTA, A. Desenvolver a capacidade de argumentação dos estudantes: um objectivo pedagógico fundamental. Revista Iberoamericana de Educación. v. 5, n. 46, jun. 2008.

CUNHA, A. M. O; KRASILCHICK, M. A formação continuada de professores de Ciências: percepções a partir de uma experiência. Ata da 23ª Reunião Anual da Associação nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu: ANPED, 2000.

FLECK, L. La génesis y el desarrollo de un hecho científico. Madrid: Alianza Editorial, 1986.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KUHN, T. The essential tension. Chicago: University of Chicago Press, 1977.

MATHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual da reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v.12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.

MEYER, D.; EL HANI, C. N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: UNESP, 2005.

NEVES, M. C. D.O que é isto a Ciência. Maringá: UEM, 2005.

NOBREGA, M. J.; PRADO, R. Apresentação. In: BIZZO, N. Pensamento científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

OIAGEN, E. R. Ideias para uma reflexão sobre nossa Práxis. In: BORGES, R. M. R. [org.]. Filosofia e História da Ciência no contexto da educação em ciências: vivências e teorias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Ciências. SEED – PR, 2008.

POPPER, K. A ciência normal e seus perigos. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento .São Paulo: CUTRIX; Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos