AS IMAGENS DE SÓCRATES NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE

Autores

  • Douglas Meneghatti Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n12.4796

Palavras-chave:

Tragédia, Dialética, Razão, Instintos

Resumo

Para Nietzsche, Sócrates é o principal responsável pela inversão dos valores do mundo helênico. Na obra O Nascimento da tragédia, o “projeto socrático” é uma destruição da tragédia clássica, na qual os impulsos apolíneo e dionisíaco estavam unidos: esse projeto representa a afirmação da racionalidade em detrimento da arte enquanto expressão dos impulsos trágicos. Por sua vez, no Crepúsculo dos ídolos, Nietzsche critica a ascensão da dialética socrática entre os gregos, considerando o seu caráter degenerativo contra a vida e contra os instintos. Caráter expresso nas últimas palavras de Sócrates: “Viver- significa estar há muito doente: eu devo um galo a Asclépio Salvador”. Assim, justifica-se este trabalho como uma apresentação das imagens de Sócrates nas obras acima referidas, para demonstrar os elementos principais que compõem a crítica nietzschiana à doença socrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEREDO, V. D. Nietzsche e os gregos. Revista Hypnos, São Paulo, n. 21, p. 273-287, 2008.

FREZZATTI Jr., W. A. O problema de Sócrates: um exemplo da fisiopsicologia de Nietzsche. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 20, n. 27, p. 303-320, 2008.

JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. 3. ed. Tradução de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins fontes, 1994.

NIETZSCHE, W. F. O nascimento da tragédia – ou Helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg, São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

______. A visão dionisíaca do mundo. O drama musical grego.Sócrates e a tragédia. Trad.: M. S. P. Fernandes e M. C. dos Santos de Souza. São Paulo: Martins fontes, 2005.

______. Ecce Homo. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

______. Humano, demasiado humano – um livro para espíritos livres. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

_____. Crepúsculo dos Ídolos. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos