AS LEITURAS QUE MICHEL FOUCAULT FEZ DE ADAM SMITH: UMA BREVE HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Autores

  • Claudio Vinicius Felix MEDEIROS (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2014.v6n11.4560

Palavras-chave:

Filosofia Contemporânea. Filosofia Política. Michel Foucault. Economia Política. Adam Smith.

Resumo

São duas as obras de Foucault privilegiadas neste estudo: As palavras e as coisas, de 1966, e Nascimento da biopolítica, de 1979. Uma das razões pelas quais é possível criar linhas diagonais de interpretação entre estes dois momentos da obra de Foucault é que em ambos os textos ele se debruça sobre a economia política de Smith, com um rigor tamanho que nos pareceu possível extrair daí o esboço de uma breve história do pensamento econômico. O objetivo deste artigo é esboçar esta história, definir as condições de emergência da economia política na epistèmê moderna, entender simultaneamente em que medida a economia assumirá a
função de base de cálculo que irá impor à razão governamental moderna uma modalidade nova de limitação dos seus desígnios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Vinicius Felix MEDEIROS (PUC/SP)

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos