UMA INTRODUÇÃO À MORAL WEILIANA

Autores

  • Renato Silva do VALE (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4505

Palavras-chave:

Moral. Ação. Ser humano. Eric Weil.

Resumo

O presente artigo pretende expor considerações sobre o sentido da Moral segundo Eric Weil. Para isso tomamos como base as obras Filosofia Moral e Filosofia Política. Segundo o nosso autor, a Moral busca o seu sentido no próprio homem, tendo em si tudo o que constitui a
humanidade do homem. O que ela deduz daí resume-se na afirmação de que não devemos nunca considerar um ser humano como objeto, como coisa manipulável e utilizável: devo respeitar nele a sua humanidade e tratá-lo como ser razoável (que age segundo a razão). A ação moral é ação do ser razoável que quer pôr-se de acordo consigo mesmo. A ação o homem moral é ação do homem que quer agir sobre si mesmo segundo a razão-liberdade, sendo ação no mundo e sobre o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Silva do VALE (UECE)

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos