KANT E A FILOSOFIA: ENSAIO SOBRE O ESPÍRITO DA FILOSOFIA DE KANT

Autores

  • José Henrique Alexandre de AZEVEDO (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2013.v5n09.4503

Palavras-chave:

Filosofia. Espírito. Cotidiano. Virada. Conceito.

Resumo

É legítimo nos perguntarmos sobre o estatuto próprio da filosofia em sua generalidade? Penso que não. No entanto, creio ainda ser legítimo nestes nosso tempo
ultramoderno nos questionarmos acerca do espírito de nossa era ou ao menos de uma filosofia específica que nos diga muito a respeito de nós mesmos e de nosso período histórico. Afunilando mais este mote pergunto: qual o espírito da filosofia kantiana? Kant, como todos sabem, é o responsável pela virada teórica na filosofia moderna, re-significando-a de modo a separar o que ele chama de dogmas e conhecimento, daquilo que é mero pensamento. Desse modo, proponho uma investigação acerca do espírito da filosofia kantiana, a partir de uma grande pista dada pelo próprio autor para tal, a saber, o conceito de filosofia, contido em sua Lógica de 1800. Com isso, pretendo mostrar que a filosofia kantiana em seu espírito não está dissociada da vida cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Henrique Alexandre de AZEVEDO (UFC)

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos