LINGUAGEM E SUBJETIVIDADE EM NIETZSCHE E FOUCAUL

Autores

  • Caio Augusto T. Souto Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4466

Palavras-chave:

Linguagem, Subjetividade, Nietzsche, Foucault

Resumo

Este artigo aborda as relações entre linguagem e subjetividade tomando como mote o pensamento de Nietzsche e de Foucault. Nietzsche trabalhou a questão da linguagem pelo menos em dois momentos cruciais de sua pesquisa: na juventude, em textos como Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral, e na maturidade, como no Livro V de A gaia ciência e em outras publicações da época. Foucault também conferiu atenção ao tema em fases diferentes de sua produção. Já suas primeiras publicações, como a “Introdução a Binswanger”, constituíam pesquisas acerca do tema da linguagem, bem como As palavras e as coisas, até finalmente, em seus últimos textos, tratar a questão da relação entre a linguagem, a produção de verdade e a constituição de si. Percorreremos brevemente essas diferentes fases do pensamento dos dois autores para tentar encontrar relações de toque entre linguagem e subjetividade tal como cada um deles as concebeu e, por fim, demonstrar em que Foucault se afasta de Nietzsche nos seus últimos escritos no que tange a uma relação entre linguagem e subjetividade, em direção a uma política da verdade.

Referências

DELEUZE, G.G. Foucault. Trad. Claudia Sant´Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.

FERRAZ, F. M.C. “Nietzsche: esquecimento como atividade”. IN: Cadernos Nietzsche, 7, 1999, pp. 27-40. [Disponível em http://www.fflch.usp.br/df/gen/pdf/cn_07_02.pdf]

FEUERBACH, L. Princípios da filosofia do futuro. Trad. A. Morão. Covilhã: Lusosofia Press, 1988.

FONSECA, T. L. S. M. Nietzsche e o problema da linguagem. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

FOUCAULT, M. “Introdução (in Binswanger)”. IN: ______. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. (Ditos e escritos, vol. I). Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro (2ª ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, pp. 71-132.

______. Philosophie et psichologie (entretien avec Alain Badiou - 1965). Texto publicado em Dits et écrits substancialmente modificado, disponível em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=nz0AYpwK8Ds&feature=related acesso em 15/07/2010).

______. O governo de si e dos outros. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

______. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MACHADO, R. Ciência e saber: a trajetória da arqueologia de Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1981.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. IN: ______. Obras incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho.(Col. “Os pensadores”). São Paulo: Abril, 1973.

______. A genealogia da moral, Trad. Pàulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia

das letras, 2006.

______. “Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral” IN: ______. Obras incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. (Col. “Os pensadores”). São Paulo: Abril, 1973.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Edição

Seção

Artigos