ENTRE LINGUAGEM E PINTURA: A PERCEPÇÃO EM MERLEAU-PONTY

Autores

  • Alex de Campos Moura Pós-doutorando pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4464

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, Linguagem, Pintura, Percepção

Resumo

Este artigo busca tratar da aproximação entre linguagem e pintura proposta por Merleau-Ponty, buscando mostrar que ela se baseia no reconhecimento de um vínculo intrínseco existente entre a percepção e a expressão e, por meio dele, de uma passividade inerente a toda criação. Trabalharemos, desse modo, a compreensão do filósofo de que é impossível manter os pressupostos da ontologia dualista que opera com a distinção completa entre o subjetivo e o objetivo, na medida em que a estrutura perceptiva explicita um movimento significativo que desconhece a antinomia dos termos, oferecendo-se como solo comum que tanto a pintura quanto a linguagem retomam, revelando ambas não como constituição pura, mas como transformação e subversão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

MERLEAU-PONTY. M. La Prose du Monde, Paris: Gallimard, 1969

______. La Structure du Comportement, Paris: PUF, 1967

______. Le Visible et le Invisible. Paris: Gallimard, 1964

______. L’Oeil et L’Esprit, Paris: Gallimard, 1964

______. Merleau-Ponty à la Sorbonne. Résumés de Cours 1948-1952, Grenoble; Cynara. 1988

______. Parcous, Lagrasse: Verdier, 1997

______. Parcous II, Lagrasse: Verdier, 2000

______. Phénoménologie de la Perception, Paris: Gallimard, 1997

______. Résumés de Cours. Collège de France 1952-1960, Paris: Gallimard, 1968

______. Sens et non Sens, Paris: Gallimard, 1997

______. Signes, Paris: Gallimard, 1968

SARTRE, J. P. O Ser e o Nada, Rio de Janeiro: Vozes, 1999

______. Que é a literatura?, São Paulo: Ática, 1993

Downloads

Publicado

2012-07-31

Edição

Seção

Artigos