A DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE INTENCIONAL DA CONSCIÊNCIA NA OBRA PSICOLOGIA DESCRITIVA DE FRANZ BRENTANO

Autores

  • Evandro O. BRITO (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4463

Palavras-chave:

Franz Brentano. Chisholm. Descartes. Intencionalidade. Objeto intencional. Psicologia Descritiva.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em analisar algumas considerações de Chisholm
sobre as mudanças presentes na definição brentaniana de fenômeno psíquico, tal como foi apresentada na obra Psicologia Descritiva. Para dar conta desta tarefa, exporemos a tese de Chisholm que aponta uma mudança na doutrina da in-existência intencional do objeto apresentada na Psicologia do ponto de vista empírico em 1874. A exposição desse ponto consistirá de três etapas. Mostraremos, na primeira etapa, que tal tese encontra essas mudanças
na descrição brentaniana dos fenômenos psíquicos e as atribui ao abandono da ontologia aristotélico-tomista que fundamentava a doutrina da in-existência intencional do objeto. Apresentaremos, na segunda etapa, a nova definição brentaniana de fenômeno psíquico formulada na Psicologia descritiva e destacaremos o novo fundamento epistemológico apontado pela tese de Chisholm, ou seja, a relação intencional própria de todo ato psíquico. Finalmente, com o propósito de destacar a virtude da tese chisholmeana, nós utilizaremos seus pressupostos para interpretar um ponto específico da recepção de Descartes na Psicologia descritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro O. BRITO (PUC-SP)

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos