OS CONCEITOS DE VERSTEHEN E SEHEN ALS NAS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2011.v3n05.4406Palavras-chave:
Compreensão, Ver-como, Regras, LinguagemResumo
Procuramos mostrar a importância do conceito de compreensão (Verstehen) e de ver-como (Sehen als) na argumentação das Investigações Filosóficas sobre a linguagem, a significação e o mundo. Investigando como a articulação no modo de perceber um aspecto recoloca de uma nova maneira o significado do que seja o sentido de algo ou, em outras palavras, do que seja a percepção.
Downloads
Referências
______. Wittgenstein: Understand and Meaning. Essays. Oxford: Basil Blackwell, 2005.
______. Wittgenstein: Meaning and Understanding. Essays. Oxford: Basil Blackwell, 1992.
BARBOSA FILHO, B. Os modos da significação. Tese de doutoramento.
HACKER, P. M. S. Insight and Illusion: themes in the philosophy of Wittgenstein. Oxford: Basil Blackwell, 1989.
LE DU, M. La nature sociale de l’esprit: Wittgenstein, la psychologie et les sciences humaines. Paris: J. vrin, 2004.
SANTOS, L. H. L. A harmonia essencial. In: A crise da razão. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations. Oxford: Basil Blackwell, 2009.
______. Tractatus logico-philosophicus. São Paulo: Edusp, 2008.
______. Blue and Brown Books. Oxford: Basil Blackwell, 2008.
______. Remarques Philosophiques. Paris: Gallimard,1975.
______. Wittgenstein's Lectures, 1932-35. Oxford: Blackwell, 1966-79. The 1932-33 Lecture notes, p. 2, 40.
WINCH, Peter. A idéia de uma ciência social e sua relação com a Filosofia. São Paulo: Ed. Nacional, 1970.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.