O PATOLÓGICO E O ANORMAL NO OLHAR DE MICHEL FOUCAULT: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL

Autores

  • Patrícia Celis Murillio Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n04.4373

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Identidade, Fisioterapia

Resumo

Nossa pesquisa resgata a identidade aprendiz da criança portadora de paralisia cerebral frente à urgência da sua construção motora e busca estabelecer os fatores que participam desta construção motora reconhecendo a criança não apenas pela falta dos movimentos, mas, como um sujeito singular e subjetivo. Assim investigamos a história clínica da paralisia cerebral e a colocamos diante das histórias de vida relatadas por portadores de paralisia cerebral e por suas mães, pois, entendemos que o processo de construção motora mescla-se a uma série de fatores que vem a inferir no desempenho motor da criança. Realizamos uma pesquisa de campo com seis crianças portadoras de paralisia cerebral e com suas mães, Nossa metodologia foi de caráter qualitativo com enfoque no trabalho terapêutico e nas entrevistas com as mães. Desta forma foi possível traçar uma relação entre desempenho motor, cognição, afetividade, aspectos clínicos, sociais e históricos da deficiência.

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Publicado

2010-12-25

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Artigos