CONHECE-TE A TI MESMO: EXTERNALISMO E AUTOCONHECIMENTO DE ATITUDES PASSADAS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4343Palavras-chave:
Autoconhecimento, Memória, Metarrepresentação, Externalismo, Atitudes proposicionaisResumo
Existe uma tese que dá conta da compatibilidade entre externalismo sobre conteúdo mental e autoconhecimento (BURGE, 1988). Esta tese, que explora a proprie-dade de autoverificação de autoatribuições do tipo “penso que p”, porém, funciona ape-nas para autoatribuições de pensamentos cuja expressão é a primeira pessoa do tempo presente do modo indicativo em seu uso assertórico. Entre os casos problemáticos estão as autoatribuições no passados e as autoatribuições de atitudes proposicionais específicas. Tal falha do compatibilismo é apontada por Boghossian (1992) como prova da in-compatibilidade entre externalismo e o autoconhecimento. Existe uma extensa biblio-grafia para dar conta das autoatribuições no passado. Em tais artigos (BURGE, 1995), defende-se a existência de uma função preservativa da memória que, salvo em situações adversas, garantiria a veracidade das autoatribuições no passado. Porém há pouca bibli-ografia sobre o outro problema da tese compatibilista, o das autoatribuições de atitudes proposicionais específicas. Este artigo propõe expandir o alcance da teoria da memória preservativa, para que ela dê conta do autoconhecimento de atitudes proposicionais pas-sadas. Para tanto, propomos critérios que definam quando uma autoatribuição de pen-samentos passados é verdadeira, mesmo nos casos em que atitude e conteúdo dos pen-samentos não sejam idênticos, mas apenas similares. O critério para similaridade de conteúdos (que garantiria a verdade de autoatribuições deste tipo) foi proposto por Ber-necker (2009), o critério para as atitudes é novo: a atitude que S pensa em t2 como tendo tido em t1 é similar à atitude em t1 sse a atitude atual for implicada pela anterior.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES; The complete works of Aristotle. Princeton: Princeton University Press, 1984.
BERNECKER, Sven. Self-knowledge and the bounds os authenticity. Erkenn, 71, p. 107–121, 2009.
______. The metaphysics of memory. Dordrecht, Holanda: Springer, 2008.
______. Knowing the world by knowing one’s own mind. Synthese, 123, p. 1-34, 2000.
______. Externalism and the attitudinal component of self-knowledge. Noûs, 30, p. 262–275, 1996.
BOGHOSSIAN, Paul. What the externist can know a priori. Proceedings of the Aristotelian Society, 47, p. 161-75, 1997.
______. Externism and inference. Philosophical Issues, 2, p. 11-28, 1992.
______. Content and self-knowledge. Philosophical Topics, 17, p. 5-26, 1989.
BURGE, Tyler. Memory and self-knowledge. In P. LUDLOW & N. MARTIN (Eds.). Externalism and self- knowledge. Stanford: CSLI Publications, 1998. p. 351–370.
______. Content preservation. Philosophical Issues, 6, p. 271– 300, 1995.
______. Individualism and self-knowledge. Journal of Philosophy, p. 85, 649–663, 1988.
DESCARTES, René. Meditations on first philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
FARIA, Paulo. A preservação da verdade. O que nos faz pensar, 20, p. 101-126, 2006.
GIBBONS, John. Externalism and knowledge of the attitudes. The Philosophical Quarterly, 51, p. 13 - 28, 2001.
GOODMAN, Nelson. Seven strictures on similarity. In GOODMAN, Nelson (Ed.). Problems and projects. Indianópolis: Bobb-Merrill, 1972. p. 437–446.
PUTNAM, Hilary. The meaning of meaning. Philosophical Papers, Vol. II: Mind, Language, and Reality, Cambridge: Cambridge University Press, 1975.
SEARLE, John. Intencionalidade: um ensaio em filosofia da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SEARLE, J & VANDERVEKEN, D. Fundations of illocutionary logic. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
SHOEMAKER, Sidney. On knowing one's own mind. Philosophical Perspectives, 2, p. 183-209, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.