CONSIDERAÇÕES EM TORNO DA OBRA O CAPITAL DE KARL MARX NO QUE TANGE À MERCADORIA, VALOR E TRABALHO

Autores

  • Evandro José Machado Mestrando em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4338

Palavras-chave:

Mercadoria, Valor, Trabalho, O Capital, Karl Marx

Resumo

O trabalho é uma determinação natural do homem, porque tem como finalidade a transformação da natureza segundo as necessidades basilares dos próprios homens. Os capitalistas alteraram esta ordem específica e passaram a ver na ação trabalhista apenas uma forma de valorização exacerbada da mercadoria. Na obra "O Capital", Karl Marx representa essa transição a partir de uma tríade: mercadoria, trabalho e valor. Para ele, estes elementos devem ser analisados sob dois aspectos: o valor de uso (estágio natural do valor da mercadoria) e o valor de troca (estágio modificado do valor da mercadoria). Na ordem natural, a mercadoria é trocada em equivalência ao tempo de trabalho socialmente necessário para a sua produção (valor). Na esfera capitalista, a mercadoria foge à ordem natural e se torna em fonte de exploração dos trabalhadores. Desse modo, o objetivo deste artigo é mostrar como a teoria natural do trabalho é modificada em um instrumento proeminente de exploração (mais-valia). A competição entre os capitalistas, para dominar a mais-valia, leva à formação de uma taxa generalizada de lucro e, portanto, a uma modificação da natureza da mercadoria, trabalho e valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ESPÍNDOLA, Arlei de. Ensaios de leitura de escritos filosóficos clássicos em torno da reflexão ética e política. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2008.

CALLINICOS, Alex. Introdução ao Capital de Karl Marx. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br> Acesso em 26 de maio de 2009.

MANDEL, Ernest. A crise do capital: os fatos e sua interpretação marxista. Trad. de Juarez Guimarães e João Machado Borges. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1990.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro Primeiro: o processo de produção do capital. 5.ed. Tradução de Reginaldo Sant?ana. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1980.

_____ . O Capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1988. (Volume I).

_____ . O Capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Volume II).

_____ . O Capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1988. (Volume IV).

_____ . Os economistas. Para a crítica da economia política. Salário, preço e lucro. O rendimento e suas fontes. A economia vulgar. Tradução de Edgard Malagodi et al. São Paulo: Abril Cultural, 1982.MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 6.ed. São Paulo: Global, 1987.

Downloads

Publicado

2010-04-25

Edição

Seção

Artigos