ZARATUSTRA E A REDENÇÃO (ERLÖSUNG) DA VONTADE

Autores

  • Antonio Carlos Massignani Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4335

Palavras-chave:

Redenção, Pessimismo, Niilismo, Razão, Eterno retorno

Resumo

O presente trabalho explorar alguns significados da Erlösung nietzschiana, contidos na obra Assim falou Zaratustra. A Erlösung é apresentada nesta obra como a redenção da vontade em sua impotência, através do jogo com o conhecimento. Os caminhos desta Erlösung da vontade constituem os momentos desta tragédia. Nesta trajetória as formas de aprisionamento da vontade também são exploradas em seu vínculo na história do desenvolvimento da racionalidade. Serão apresentadas num primeiro momento, as condições necessárias tanto para a comunicação da ideia de retorno (Zaratustra como portador do eterno retorno), quanto os momentos constituintes deste caminho (tragédia: caminho para a redenção). Além disso, serão exploradas as condições de assimilação (superação do niilismo, radicalização do pessimismo) da ideia do eterno retorno enquanto vivência; pela vivência no seio da crise da razão; pelo mergulho no niilismo, e conseqüentemente pela sua superação. O paradoxo de um pensamento que não se confunde nem pressupõe nenhum fundamento convencional de verdade, pois, é um pensamento que trás consigo a marca da história da superação do valor da verdade. Num segundo momento, é apresentada a necessidade da incorporação desta ideia para a possibilidade de redenção da vontade em seus múltiplos significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

NIETZSCHE, Friedrich. Kritische Studienausgabe Herausgegeben Von Giorgio Colli und Mazzino Montinari (KSA). Berlin: Walter de Gruyter, 1988.

______. O nascimento da tragédia. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

______. A gaia ciência. Trad. Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

______. Assim Falou Zaratustra. Trad. Mario da Silva. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 4ª Edição, 1986.

LUCHTE, James. Nietzsche’s Thus Spoke Zarathustra: Before Sunrise. Editorial Continuum, 2008.

MACHADO, Roberto. Zaratustra e o pensamento trágico; in Zaratustra, tragédia nietzschiana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

SALAQUARDA, Jörg. Concepção básica de Zaratustra, Professor da Universidade de Viena – disponível no Site ?Cadernos de Nietzsche?: www.fflch.usp.br/DF/gen/

Downloads

Publicado

2010-04-25

Edição

Seção

Artigos