A DOUTRINA DA ESSÊNCIA COMO ESFERA DE MEDIAÇÃO

Autores

  • Gabriel Rodrigues da Silva Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n39.p167-181

Palavras-chave:

Hegel, Lógica, Essência

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar e analisar o que é a Doutrina da Essência. Por que a essência é a esfera de mediação entre a lógica objetiva e a lógica subjetiva, e sendo a própria essência incluída na lógica objetiva? Essa é a questão que nos guia. Para isso, é claro, será necessário expor de modo geral o significado de cada um dos momentos da lógica de Hegel e como eles se relacionam. Ou seja, o que são e como se relacionam as duas subdivisões da lógica (lógica objetiva e lógica subjetiva), o que são e como se relacionam os três momentos da lógico (ser, essência e conceito), e como se relacionam as duas subdivisões da lógica (lógica objetiva e lógica subjetiva) com os três momentos do lógico (ser, essência e conceito). Para alcançar nosso objetivo, analisamos algumas seções cruciais da Ciência da Lógica de Hegel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTI, E. Contradição e dialética nos antigos e nos modernos. Tradução de José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2013.

CIRULLI, F. Hegel’s Critique of Essence: A Reading of the Wesenslogik. New York: Routledge, 2006.

DÜSING, K. Das Problem der Subjektivität in Hegels Logik: systematische und entwicklungsgeschichtliche Untersuchungen zum Prinzip des Idealismus und zur Dialektik. Bonn: Bouvier, 1976.

HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica: 3. A Doutrina do Conceito. Tradução de Christian G. Iber e Federico Orsini. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2018.

HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica: 2. A Doutrina da Essência. Tradução de Christian G. Iber e Federico Orsini. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2017.

HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica: 1. A Doutrina do Ser. Tradução de Christian G. Iber, Marloren L. Miranda e Federico Orsini. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2016.

HENRICH, D. Hegel im Kontext. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971.

HÖSLE, V. Hegels System: Der Idealismus der Subjektivität und das Problem der Intersubjektivität. Hamburg: Meiner, 1987.

HOULGATE, S. Essence, Reflexion, and Immediacy in Hegel’s Science of Logic. In: HOULGATE, S.; BAUR, M. (Eds.). A Companion to Hegel. Oxford: Blackwell, 2011, p. 139-158.

IBER, C. G. O desenvolvimento da essência como reflexão e a lógica das determinações de reflexão – Parte I. Ipseitas, v. 1, n. 1, 2015, p. 60-68.

NOVELLI, P. G. A. O idealismo hegeliano e o materialismo marxiano: aproximações e distanciamentos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2021.

ROSS, N. Metafísica. In: BAUR, M. (Ed.). G. W. F. Hegel: conceitos fundamentais. Tradução de José Maria Gomes de Souza Neto. Petrópolis: Vozes, 2021, p. 48-63.

SILVA, G. R. A contradição na Doutrina da Essência de Hegel. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2023. Disponível em:

http://hdl.handle.net/11449/244064. Acesso em: 01 de agosto de 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Artigos