CONCEPÇÕES QUE FUNDAMENTAM PRÁTICAS, PRÁTICAS QUE REMODELAM CONCEPÇÕES: ENSAIO SOBRE A FILOSOFIA E O SEU ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p1-15Palavras-chave:
Filosofia, Filosofia do Ensino de Filosofia, MetacogniçãoResumo
Pretendo, com o presente ensaio, revisitar as distintas concepções de Filosofia presentes em minha trajetória acadêmica e profissional e as práticas de ensino delas decorrentes. Valendome da recordação de momentos vividos em sala de aula ao longo de quase uma década como docente na educação básica, e de trabalhos científicos produzidos no mesmo período, avalio as permanências e descontinuidades – conceituais e práticas – que me conduziram às atuais concepção e prática de ensino de Filosofia. A premissa fundamental adotada nesta reflexão é a da indissociabilidade entre concepção de Filosofia e prática de ensino: considerando o fato de que não há um consenso na história a respeito de sua definição, visto que cada filósofo a concebe de uma forma, o que se entende por Filosofia interfere diretamente na escolha de estratégias que viabilizam o seu ensino.
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