CONCEPÇÕES QUE FUNDAMENTAM PRÁTICAS, PRÁTICAS QUE REMODELAM CONCEPÇÕES: ENSAIO SOBRE A FILOSOFIA E O SEU ENSINO

Authors

  • Álvaro de Souza Maiotti Mestrando no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, núcleo Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p1-15

Keywords:

Filosofia, Filosofia do Ensino de Filosofia, Metacognição

Abstract

Pretendo, com o presente ensaio, revisitar as distintas concepções de Filosofia presentes em minha trajetória acadêmica e profissional e as práticas de ensino delas decorrentes. Valendome da recordação de momentos vividos em sala de aula ao longo de quase uma década como docente na educação básica, e de trabalhos científicos produzidos no mesmo período, avalio as permanências e descontinuidades – conceituais e práticas – que me conduziram às atuais concepção e prática de ensino de Filosofia. A premissa fundamental adotada nesta reflexão é a da indissociabilidade entre concepção de Filosofia e prática de ensino: considerando o fato de que não há um consenso na história a respeito de sua definição, visto que cada filósofo a concebe de uma forma, o que se entende por Filosofia interfere diretamente na escolha de estratégias que viabilizam o seu ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. Palestra proferida no TED em 7 out. 2009. Disponível em: https://youtu.be/D9Ihs241zeg. Acesso em: 11 dez. 2022.

ARAÚJO, A. M; LIMA, J. G. S. A. A relevância do ensino de sociologia e de filosofia para a formação dos jovens no séc. XXI. Revista HOLOS, vol. 4, p. 166-176, 2015.

Disponível em: <https://doi.org/10.15628/holos.2015.3223>. Acesso em: 11 dez. 2022.

BAUMAN, Z; MAY, T. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: para uma literatura menor. Trad. Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3 ed. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.

DOUTOR GAMA. Direção de Jeferson De. Produção: Paranoid, Globo Filmes e Buda Filmes. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2021 (80min).

FANON, F. Racismo e cultura. In: MANOEL, J; LANDI, G. (org.). Revolução Africana: uma antologia do pensamento marxista. São Paulo: Autonomia Literária, p. 64-79, 2019.

FERRÉZ. Os ricos também morrem. São Paulo: Editora Planeta, 2015.

FREIRE. P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.

GAGNEBIN, J. M. Filosofia e Literatura. Revista Limiar, Guarulhos, vol. 3, n. 5, p. 4-14, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.34024/limiar.2016.v3.9243. Acesso em: 30 nov. 2022.

GONÇALVES, P. 17 mulheres negras brasileiras que lutaram contra a escravidão. Portal Geledés, 10/07/2017. Disponível em: https://www.geledes.org.br/17-mulheresnegras-brasileiras-que-lutaram-contra-escravidao/. Acesso em: 13 maio 2022.

GUIDO, H.; GALLO, S.; KOHAN, W. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. In: CARVALHO, M.; CORNELLI, G. (org.). Ensinar filosofia. Cuiabá: Central de Texto, p. 105-128, 2013.

INFORME SOBRE LA INEQUIDAD. Direção e produção: Pablo Nisenson. Portal Curta Doc. 2011. 10’27”. Disponível em: https://curtadoc.tv/curta/direitoshumanos/espanol-informe-sobre-la-inequidad/. Acesso em: 01 dez. 2022.

MAIOTTI, Á. de S. Entre as sendas da literatura: um ensaio metodológico para o ensino de filosofia. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio) – Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Novo Hamburgo, 2018a. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14193. Acesso em: 22 nov. 2022.

MAIOTTI, Á. de S. Veredas literárias do ensino de filosofia: possibilidades metodológicas. In: SEMANA ACADÊMICA, 8, 2018b, Novo Hamburgo. Caderno de Resumos... Novo Hamburgo: Polo da Universidade Aberta do Brasil em Novo Hamburgo, p. 5-6. Disponível em: http://polouabnh.weebly.com/uploads/1/2/8/4/12842441/cadernos_de_resumos_semana_acad%C3%8Amica_viii.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.

MAIOTTI, Á. de S. Da abstração à materialidade: filosofia e literatura para ler e agir no mundo. In: SEMANA DE FILOSOFIA & LITERATURA UFSCAR: ‘A PROSA DO MUNDO’, 1, 2018c, São Carlos. Caderno de Resumos. São Carlos: Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências da Universidade Federal de São Carlos, p. 26-27. Disponível em: https://0c1810d8-690b-49cd-a8a8-e788fb54b17f.filesusr.com/ugd/bed465_a7e326402a434431821ecd5434afaadc.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.

MAIOTTI, Á. de S. Ensino de filosofia, redução e reprodução das desigualdades sociais nos espaços escolares. Revista UniÍtalo em Pesquisa, São Paulo, vol. 9, n. 2, p. 129-144, 2019a. Disponível em: http://pesquisa.italo.com.br/index.php?journal=uniitalo&page=article&op=view&path%5B%5D=285. Acesso em: 24 out. 2022.

MAIOTTI, Á. de S. Caminhos literários do ensino de filosofia. Revista Digital de Ensino de Filosofia – REFilo, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 89–99, 2019b. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2448065736384. Acesso em: 24 out. 2022.

MAIOTTI, Á. de S. Objetos de aprendizagem e ensino de filosofia: uma experiência com a Plataforma Currículo+.2018. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Tecnologias) – Centro de Educação e Ciências

Humanas, Departamento de Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018d.

MAIOTTI, Á. de S. Objetos de aprendizagem e ensino de filosofia: uma experiência com a Plataforma Currículo+. In: CONGRESSO SABERES DA DOCÊNCIA, 8, 2019c, São Paulo. Livreto... São Paulo: Instituto Inovar, p. 27.

MAIOTTI, Á. de S. Fronteiras permeáveis: um ensaio de articulação metodológica entre sociologia e filosofia no ensino médio. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sociologia para o Ensino Médio) – Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Brasília, 2019d.

MAIOTTI, Á. de S.; ROCHA, C. S. Ensino de Filosofia e Literatura Marginal: um desafio metodológico. In: MENDES, A. A. P. (org.). Ensino de Filosofia: pesquisas e práticas pedagógicas nas diferentes linguagens e espaços. 1 ed. Curitiba: Bagai, 2020, p.134-150. Disponível em: https://editorabagai.com.br/wpcontent/uploads/2020/05/Ensino-de-Filosofia_Editora_BAGAI_e-book.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.

MAIOTTI, Á. de S.; MONTEIRO, M. I. Objetos de aprendizagem e ensino de filosofia: uma experiência com a plataforma Currículo+. In: VELOSO, B.; MILL, D.; SANTIAGO, G. (orgs.). Luzes sobre Inovações Pedagógicas e Inovações Tecnológicas: reflexões sobre professores, estratégias e aprendizagens. 1 ed. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021, v. 6, p. 163-174.

MAIOTTI, Á. de S.; BORBA, K. L. A. Fronteiras permeáveis: ensinar Sociologia e Filosofia. Revista Lumen, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 33-41, jul./dez. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.32459/revistalumen.v6i12.173. Acesso em: 24 out. 2022.

MURCHO, D. A natureza da Filosofia e o seu ensino. Educação, [s. l.], v. 27, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4435. Acesso em: 22 nov. 2022.

OTSUKA, J. L. Objeto de aprendizagem. In: MILL, D. (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018, p. 481-484.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: Seduc, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 18 jun. 2022.

SOUZA, E. Em legítima defesa. Disponível em: http://mjiba.blogspot.com/2011/10/em-legitima-defesa-de-elizandra-souza.html. Acesso em: 11 dez. 2022.

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processoensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.39, p.545-554, set./dez.2008.

VAZ, S. Literatura, pão e poesia. São Paulo: Editora Global, 2011.

VEIGA-NETO, A. J. da. Currículo, disciplina e interdisciplinaridade. Revista Idéias, São Paulo, n. 26, p. 105-119, 1995. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_26_p105-119_c.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.

Published

2023-07-28

Issue

Section

Artigos