CIÊNCIA E TÉCNICA MODERNA: OS CONCEITOS DE PARADIGMA E CIÊNCIA NORMAL DE THOMAS KUHN SOB A PERSPECTIVA DA QUESTÃO DA TÉCNICA DE MARTIN HEIDEGGER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2023.v15n38.p225-240

Palavras-chave:

Ciência, Paradigma, Ontologia, Técnica

Resumo

O artigo propõe como tema aproximar a ontologia fundamental de Martin Heidegger e a epistemologia de Thomas Kuhn, a partir do vínculo entre ciência e técnica moderna. Para conduzir nosso estudo, propomos a seguinte pergunta norteadora: qual o vínculo originário entre as revoluções paradigmáticas empreendidas pela ciência contemporânea e a essência da técnica moderna? O objetivo deste artigo, neste sentido, consiste em determinar como o cientista, ao se comprometer exclusivamente com a resolução de quebra-cabeças (ou enigmas), mantém inquestionados os pressupostos ontológicos que oferecem condição de possibilidade para a realização da ciência. Partindo da premissa estabelecida por Gianni Vattimo de que a noção de paradigma, tal como conceituada por Kuhn, pode ser compreendida como uma forma de desvelamento, determinaremos o vínculo originário entre as realizações contemporâneas da ciência e a essência da técnica moderna. Por conseguinte, demonstraremos como a natureza, conforme ajustada aos paradigmas de pesquisa científicos, se revela como disponibilidade para a exploração técnico-científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, V. A. A filosofia da ciência de Thomas S. Kuhn: Uma introdução, 2007.

BORGES-DUARTE, Irene. Arte e Técnica em Heidegger. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.

CASANOVA, M. Compreender Heidegger. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.

COSTA, A. C. R. Os Paradigmas de Thomas Kuhn. Primeiros Escritos. São Paulo: n. 10, 2020. Acessado em: https://www.revistas.usp.br/primeirosescritos/article/view/155660. Acesso em: 04 de out. de 2022.

FOGEL, G. Do Coração Máquina: a técnica moderna como compaixão do homem pelo homem. Rio de Janeiro: editora Mauad X, 2021.

HEIDEGGER, M. A Questão da Técnica. [Ensaios e Conferências]. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. Tradução de Emanuel Carneiro Leão.

HEIDEGGER, M. Ciência e Pensamento do Sentido. [Ensaios e Conferências]. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. Tradução de Emanuel Carneiro Leão.

HEIDEGGER, M. Entrevista concedida por Martin Heidegger ao Professor Richard Wisser. O que nos Faz Pensar, nº 10, v. 1, p. 11-17, 1996. Acessado em: http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/89. Acessado em 04 de out. de 2022.

HEIDEGGER, M. O que Quer Dizer Pensar? [Ensaios e Conferências]. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. Tradução de Gilvan Fogel.

HEIDEGGER, M. Seminários de Zollikon. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009. Tradução de Gabriella Arnhold e maria de Fátima de Almeida Prado.

HEIDEGGER, M. Seminários de Zollikon. Rio de Janeiro: Via Verita, 2021. Organizado por Peter Trawny e traduzido por Marco Casanova.

KAHLMEYER-MERTENS, R. 10 Lições Sobre Heidegger. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.

KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.

KUHN, T. A Revolução Copernicana. Lisboa: Edições 70, 2002.

VATTIMO, G. Da Realidade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2019. Trad. De Klaus Bruschke.

ZARADER, M. Heidegger e as Palavras da Origem. Lisboa: Instituto Piaget, 1997. Trad. De João Duarte.

Downloads

Publicado

2023-07-28

Edição

Seção

Artigos