JUDITH BUTLER SOBRE O GÊNERO: AS PERFORMANCES E OS CORPOS ESTRANHOS

Autores

  • Rosana Carvalho Bastos Amaral Mestra em Filosofia no Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Seduc do Estado do Piauí
  • Deyvison Rodrigues Lima Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Piauí e do Mestrado Profissional em Filosofia (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p444-463

Palavras-chave:

Gênero, Identidade, Sujeito, Discurso

Resumo

Esta pesquisa analisa o conceito de gênero a partir da obra “Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade”. O objetivo é expor que o corpo não é meramente matéria, mas uma construção através do discurso e, a partir disso, demonstrar a desconstrução do conceito de gênero sobre o qual está baseada a teoria feminista. A divisão de sexo/gênero funciona como a base de um pilar fundacional da política feminista e parte da ideia de que sexo é natural e gênero é socialmente construído. No entanto, Butler problematiza que o sexo e o corpo, não apenas o gênero, também são construídos social e culturalmente e, portanto, partilham uma constituição discursiva. Ao contrário, em vez de uma concepção naturalista ou subjetivista, Butler sustenta que o gênero é constituído performaticamente pelas expressões ou efeitos de seus desempenhos. Assim, as críticas às relações de gênero se concentram na percepção de que elas só podem ser compreendidas como uma construção discursiva, mesmo que, por séculos, as dicotomias, normalidades e identidades tenham sido apresentadas, normativa e necessariamente, como características naturais para cada um dos sexos. Para Judith Butler, porém, a identidade de gênero é um efeito de múltiplas práticas, que não se confunde com um ato de volição, tampouco com uma exteriorização de uma essência. Como conclusão, apresenta o modo pelo qual as instituições tratam e reconhece esses corpos, sobretudo aqueles que não se enquadram no binômio sexo/gênero, classificando-os como abjetos ou, mais especificamente, queer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Fatos e Mitos. Tradução de Sérgio Milliet. 4ª. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1980.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2018.

CHANTER, Tina. Gênero. Conceitos-chave em Filosofia. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2017.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade volume I: a vontade do saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2019.

IRIGARAY, Lucy. The Sex which Is not One. Tradução de Catherine Porter e Carolyn Burke. Ithaca: Cornell University Press, 1985.

SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. Tradução de Guacira Lopes Louro. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MEAD, Margaret. Sexo e temperamento. Tradução de Rosa Krausz. São Paulo: Perspectiva, 2003.

______. Male and Female. A Study of the Sexes in a Changing World. New York: William Morrow & Company, 1975.

MURPHY, Ann V. “Sexualidade”. In: Fenomenologia e Existencialismo. DREYFUS, H.L.; WRATHALL, M.A. (Orgs.). Tradução de Cecília Camargo Bartalotti e Luciana Pudenzi. São Paulo: Loyola, 2012, p. 441-452.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Edição

Seção

Artigos