O ACONTECIMENTO DO AMOR: ENSAIO PARA A RECOLOCAÇÃO DA ESSÊNCIA DO AMOR HUMANO

Autores

  • Alex Antônio Rosa Costa Mestrando em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p470-479

Palavras-chave:

O acontecimento do amor, Essência do amor humano, História da filosofia do amor, Livro, Resenha

Resumo

Alguns meses após a publicação de seu estudo acerca da História Filosófica do amor, Dax Moraes nos presenteou com um estudo profundo acerca do mesmo tema, agora com uma resposta à tradição comentada no volume anterior. O acontecimento do amor: ensaio para a recolocação da essência do amor humano é um complemento ao primeiro livro, mas que pode ser lido separadamente. Depois de apresentar seus comentários à longa tradição filosófica a respeito do amor, Moraes ofereceu sua contribuição a essa mesma tradição, dialogando com diversos pensadores de nossa história, desde Platão, até Badiou, sem, em nenhum momento, adotar qualquer caminho tradicional apenas por ser tradicional. Aqui já se mostra a primeira grande qualidade do pensamento de Moraes: o brasileiro não se submete a vozes de autoridade, tampouco as rechaça gratuitamente. Sua obra coloca-se em pé de igualdade, devendo ser lida, assim, não como um comentário, mas como uma contribuição verdadeira à história da filosofia do amor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

HEIDEGGER, M. Hölderlins Hymnen “Germanien” und “Der Rhein”. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, v. GA39, 1980.

______. Sein und Zeit. 19. Aufl ed. Tübingen: Max Niemeyer, 2006.

MORAES, D. A Pertença do Sentido Origiário do Amor ao Horizonte Central do Pensamento de Martin Heidegger. Trans/Form/Ação, Marília, v. 41, n. 2, p. 137-156, abr.-jun 2018.

______. O acontecimento do amor: ensaio para a recolocação da essência do amor humano. Porto Alegre: Editora da UFCSPA, 2020.

SCHUBACK, Marcia S. C. Heideggerian love. In: BORNEMARK, Jonna; SCHUBACK, Marcia S. C. Phenomenology of eros. Huddinge: Södertörns Högskola, 2012. p. 129-152.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Resenha