É POSSÍVEL ADAPTAR A FILOSOFIA PARA O SISTEMA EAD?
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p363-383Palavras-chave:
Ensino, Modalidade de ensino, Ensino de filosofia, Ensino Presencial, Ensino a DistânciaResumo
Nesse artigo, os autores propõem uma reflexão sobre a adaptação do ensino de filosofia para a modalidade de ensino a distância. Justifica-se a necessidade de refletir sobre essa temática principalmente no contexto da pandemia da Covid-19. O isolamento social afetou o sistema de ensino presencial e instrumentos legais e normativos passaram a ser editados, possibilitando que atividades pedagógicas a distância seja computada para fins de cumprimento da carga horária mínima anual obrigatória, constante na legislação brasileira. Assim, surge a questão: é possível adaptar o ensino de filosofia para a modalidade de ensino a distância? Essa problemática poderia se desdobrar para qualquer tipo de disciplina; optou-se pelo ensino de filosofia por ser a área de atuação dos autores. Por tanto, nesse trabalho, recuperou-se o significado de educação, ensino, modalidades de ensino, ensino presencial, ensino a distância e ensino de filosofia. Analisando as diretrizes para o ensino brasileiro e principalmente duas produções internacionais, um estudo empírico francês e um relato norte-americano, respectivamente da professora Muriel Briançon e do professor Harry Brighouse, observou-se a necessidade da sincronicidade temporal entre professor e alunos, não como modo essencial de desenvolver a reflexão filosófica, mas como modo possível para o contexto em que o isolamento social é fundamental.
Downloads
Referências
BAILENSON, N. Jeremy: Nonverbal Overload: A Theoretical Argument for the Causes of Zoom Fatigue Technology, Mind, and Behavior, v. 2, n.1, 2021. Disponível em: https://tmb.apaopen.org/pub/nonverbal-overload/release/1. Acesso em: 31 de jun. 2021.
BANCO MUNDIAL. Covid-19 no Brasil: Impactos e respostas de políticas públicas. Washignton, junho 2020.
BRASIL. Coleção Explorando o Ensino – Volume 14 Filosofia. Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Média e Tecnológica, 2010.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias (vol. 3). Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Básica, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretária de Educação Média e Tecnológica, 1999.
BRASIL. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, 2019.
BRASIL. Projeto de Lei de Conversão nº 22 da Medida Provisória nº 934 de 1 de abril de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e dá outras providências. Brasília, 2020b.
BRASIL. Relatório do 2º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
BRASIL. Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020a.
BRIGHOUSE, H. Reflections on moving to teaching online. In.: Out of the Crooked Timber of Humanity, no Straight Thing was Made. Disponível em https://crookedtimber.org/2020/05/13/reflections-on-moving-to-teaching-online/.
Acesso em: 07 de ago. 2020.
CASTAMAN, A. S.; RODRIGUES, R. A. Educação a Distância na crise COVID -19: um relato de experiência. Research, Society andDevelopment, v. 9, n.6, 2020 Disponível em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699/3909. Acesso em: 07 de ago. 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer nº 05 do Conselho Pleno, aprovado em 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, 2020.
ERNOUT, A.; MEILLET, A. Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine. Paris: Klincksieck, 2001.
GALLO, S. Metodologia de Ensino de Filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas. SP: Papirus, 2012.
GHEDIN, E. Ensino de filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008.
KOHAN, W. (Org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
LÉVY, P. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.
MARTINS, E. S. A etimologia de alguns vocábulos referentes à educação. Olhares & Trilhas - Uberlândia, Ano VI, n. 6, p. 31-36, 2005.
MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete modalidades de ensino. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/modalidades-de-ensino/. Acesso em: 02 de ago. 2020.
NASCIMENTO, C. E. G. O Ensino de Filosofia a Distância no Curso de Especialização da UFBA: Relato de experiências. Belo Horizonte: Revista Docência do Ensino Superior, v.8, n.2, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2487. Acesso em: 07 de ago. 2020.
PLATÃO. Eutífron. Trad. Carlos Alberto Nunes. Edição de Plinio Martins Filho. Organização de Benedito Nunes e Victor Sales Pinheiro; Texto grego por John Burnet. 3aed. rev. e bilíngue - Belém: ed.ufpa, 2015.
ROUSSEAU, J.-J. Emílio, ou Da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.