DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT

Authors

  • Diego Kosbiau TREVISAN

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107

Abstract

Contra certa leitura que interpreta o conceito de disciplina na Crítica da Razão Pura meramente à luz da recepção kantiana da tradição lógica alemã do século 18 (Reimarus, Baumgarten, Wolff e Meier), defende-se neste artigo que a concepção
de disciplina como educação negativa, preventiva e preparatória para o uso positivo, autônomo e emancipado da razão remonta à
recepção de Rousseau por parte de Kant nas décadas de 1760 e sobretudo 1770, momento em que a ideia de uma Crítica da Razão Pura começava a se consolidar no desenvolvimento intelectual de Kant.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Diego Kosbiau TREVISAN

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2015-12-16

Issue

Section

Artigos / Articles

How to Cite

TREVISAN, Diego Kosbiau. DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT. Kantian Studies (EK), Marília, SP, v. 3, n. 02, 2015. DOI: 10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ek/article/view/5647.. Acesso em: 22 nov. 2024.