DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT
DOI:
https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107Abstract
Contra certa leitura que interpreta o conceito de disciplina na Crítica da Razão Pura meramente à luz da recepção kantiana da tradição lógica alemã do século 18 (Reimarus, Baumgarten, Wolff e Meier), defende-se neste artigo que a concepçãode disciplina como educação negativa, preventiva e preparatória para o uso positivo, autônomo e emancipado da razão remonta à
recepção de Rousseau por parte de Kant nas décadas de 1760 e sobretudo 1770, momento em que a ideia de uma Crítica da Razão Pura começava a se consolidar no desenvolvimento intelectual de Kant.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-16
Issue
Section
Artigos / Articles
How to Cite
TREVISAN, Diego Kosbiau. DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT. Kantian Studies (EK), Marília, SP, v. 3, n. 02, 2015. DOI: 10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ek/article/view/5647.. Acesso em: 22 nov. 2024.