DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT

Autores

  • Diego Kosbiau TREVISAN

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107

Resumo

Contra certa leitura que interpreta o conceito de disciplina na Crítica da Razão Pura meramente à luz da recepção kantiana da tradição lógica alemã do século 18 (Reimarus, Baumgarten, Wolff e Meier), defende-se neste artigo que a concepção
de disciplina como educação negativa, preventiva e preparatória para o uso positivo, autônomo e emancipado da razão remonta à
recepção de Rousseau por parte de Kant nas décadas de 1760 e sobretudo 1770, momento em que a ideia de uma Crítica da Razão Pura começava a se consolidar no desenvolvimento intelectual de Kant.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego Kosbiau TREVISAN

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos / Articles

Como Citar

TREVISAN, Diego Kosbiau. DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT. Estudos Kantianos [EK], Marília, SP, v. 3, n. 02, 2015. DOI: 10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ek/article/view/5647.. Acesso em: 21 nov. 2024.