DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT

Autores

  • Diego Kosbiau TREVISAN

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107

Resumo

Contra certa leitura que interpreta o conceito de disciplina na Crítica da Razão Pura meramente à luz da recepção kantiana da tradição lógica alemã do século 18 (Reimarus, Baumgarten, Wolff e Meier), defende-se neste artigo que a concepção
de disciplina como educação negativa, preventiva e preparatória para o uso positivo, autônomo e emancipado da razão remonta à
recepção de Rousseau por parte de Kant nas décadas de 1760 e sobretudo 1770, momento em que a ideia de uma Crítica da Razão Pura começava a se consolidar no desenvolvimento intelectual de Kant.

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Biografia do Autor

  • Diego Kosbiau TREVISAN

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Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos / Articles

Como Citar

DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT. (2015). Estudos Kantianos [EK], 3(02). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107