DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT
DOI:
https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107Resumo
Contra certa leitura que interpreta o conceito de disciplina na Crítica da Razão Pura meramente à luz da recepção kantiana da tradição lógica alemã do século 18 (Reimarus, Baumgarten, Wolff e Meier), defende-se neste artigo que a concepçãode disciplina como educação negativa, preventiva e preparatória para o uso positivo, autônomo e emancipado da razão remonta à
recepção de Rousseau por parte de Kant nas décadas de 1760 e sobretudo 1770, momento em que a ideia de uma Crítica da Razão Pura começava a se consolidar no desenvolvimento intelectual de Kant.
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Publicado
2015-12-16
Edição
Seção
Artigos / Articles
Como Citar
DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT. (2015). Estudos Kantianos [EK], 3(02). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107