DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT
DOI:
https://doi.org/10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107Resumo
Contra certa leitura que interpreta o conceito de disciplina na Crítica da Razão Pura meramente à luz da recepção kantiana da tradição lógica alemã do século 18 (Reimarus, Baumgarten, Wolff e Meier), defende-se neste artigo que a concepçãode disciplina como educação negativa, preventiva e preparatória para o uso positivo, autônomo e emancipado da razão remonta à
recepção de Rousseau por parte de Kant nas décadas de 1760 e sobretudo 1770, momento em que a ideia de uma Crítica da Razão Pura começava a se consolidar no desenvolvimento intelectual de Kant.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-12-16
Edição
Seção
Artigos / Articles
Como Citar
TREVISAN, Diego Kosbiau. DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT. Estudos Kantianos [EK], Marília, SP, v. 3, n. 02, 2015. DOI: 10.36311/2318-0501.2015.v3n2.07.p107. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ek/article/view/5647.. Acesso em: 21 nov. 2024.