Sobre autonomia e dignidade como base para justificação dos direitos humanos

Autores

  • Robinson dos Santos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2018.v6n1.01.p29

Resumo

A justificação filosófica dos direitos humanos continua sendo na atualidade um dos grandes desafios relacionados às áreas da filosofia moral, política e jurídica. No cerne deste debate tanto na academia, quanto na esfera pública em geral, ressurgem sempre questões fundamentais como: o que são e para que servem os direitos humanos? Ora estas questões implicam em analisar se os direitos humanos possuem alguma força efetivamente normativa e os pressupostos sobre os quais estão eles baseados. Neste contexto, o recurso ao pensamento de Kant precisa igualmente ser questionado: em que medida Kant oferece (ou não oferece) argumentos robustos, do ponto de vista moral, para uma justificação razoável dos direitos humanos? Que papel desempenha, neste contexto, sua noção de dignidade? 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robinson dos Santos Santos

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Santos, R. dos S. (2018). Sobre autonomia e dignidade como base para justificação dos direitos humanos. Estudos Kantianos [EK], 6(1). https://doi.org/10.36311/2318-0501.2018.v6n1.01.p29

Edição

Seção

Artigos / Articles