Investigação matemática e educação financeira em um curso de licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.09.p129Palavras-chave:
Investigação Matemática, Educação Financeira, Formação InicialResumo
Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar como tarefas de investigação matemática relacionadas à educação financeira podem contribuir na formação inicial do futuro professor do ensino básico e/ou superior. Por meio desta metodologia é possível que os alunos se sintam responsáveis pela sua própria aprendizagem, de modo que desenvolvam o senso crítico a partir de problemas que fazem parte do seu cotidiano, tornando-se mais preparados para, posteriormente, ensinarem educação financeira. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: manifestações de aprendizagem em atividades investigativas; desenvolvimento do pensamento crítico em situações do cotidiano; análise das dificuldades durante a resolução da tarefa e; relações entre ensino de matemática, educação financeira e economia. Por meio deste estudo, conclui-se que as tarefas investigativas contribuíram no desenvolvimento do espírito crítico dos alunos e nos processos de ensino e de aprendizagem. A formação inicial precisa proporcionar estudos sobre educação financeira e experiências com investigação matemática na disciplina de matemática financeira, pois dessa forma os futuros professores poderão se sentir mais seguros para ensinar tais conceitos aos seus alunos.
Recebido em: 23/07/2019.
Aprovado em: 02/03/2020.
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