CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FILOSOFIA: NOVOS CONTEXTOS E EXIGÊNCIAS CURRICULARES

Autores

  • JÉFERSON LUIS AZEREDO Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • ALEX SANDER SILVA Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) https://orcid.org/0000-0002-0945-9075
  • RICARDO LUIS BITENCOURT Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.08.p109

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Ensino de Filosofia, Formação de professores, Deleuze

Resumo

O ponto central desta pesquisa é, a partir de problematização, analisar as concepções de aprendizagem de professores de Filosofia que atuam na Educação Básica, nível Médio. Para tanto, realizou-se estudos bibliográficos destacando as características das concepções de aprendizagem inatista, comportamentalista,
construtivista e histórico-cultural, bem como uma breve reflexão e relação da concepção de Gilles Deleuze no que tange ao que é a filosofia, quanto a sua relação especialmente com a produção de conceito e com a história geral e da filosofia. Ao mesmo tempo realizou-se um estudo sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina referente a Filosofia.

Recebido em: 14/06/2016.
Aprovado em:30/05/2017.

Biografia do Autor

  • JÉFERSON LUIS AZEREDO, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Mestre em Educação. Professor de Filosofia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Endereço eletrônico: jeferson@unesc.net

  • ALEX SANDER SILVA, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Doutor em Educação. Professor de Filosofia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Endereço eletrônico: alexsanders@unesc.net

  • RICARDO LUIS BITENCOURT, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Doutor em Educação. Professor de Filosofia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Endereço eletrônico: rlb@unesc.net

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Júnior; Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34, 2007.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, G; PARNET, L’Abécédaire de Gilles Deleuze. Paris: Editions Montparnasse, 1997. Vídeo. Editado no Brasil pelo Ministério de Educação, “TV Escola”, 2001.

DELEUZE, Gilles. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Moderna, 2008.

GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis: IOESC, 1998.

SCHÖPKE, Regina. Por Uma Filosofia da Diferença Gilles Deleuze: o pensador nômade. Rio de Janeiro, editora Contraponto; Edusp, 2004.

VIGOTSKI, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad.; Maria da Penha Villa Lobos. São Paulo: Ícone, 2006.

Downloads

Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FILOSOFIA: NOVOS CONTEXTOS E EXIGÊNCIAS CURRICULARES. (2017). Educação Em Revista, 18(1), 109-128. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.08.p109