A liderança pedagógica e as condições objetivas e subjetivas do trabalho de educadoras da infância

Autores

  • Suely Amaral MELLO¹
  • Maria Izaura CAÇÃO²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.611

Palavras-chave:

educação infantil, formação continuada, teoria históricocultural, brincar.

Resumo

o artigo discute o processo de formação continuada de profissionais da educação de duas Creches e uma Escola de Educação Infantil da rede pública de um município do interior do Estado de São Paulo, tendo a perspectiva da teoria histórico-cultural como fundamentação teórica da formação realizada. Reflete sobre os desafios da análise e compreensão da prática, considerando a lógica que permeia o pensar e o agir cotidianos na escola infantil e a necessidade de orientar pensamento e práticas por uma teoria que dê conta de explicar o desenvolvimento humano numa perspectiva complexa, tal como o faz o enfoque histórico-cultural. Aponta alguns indicadores a serem aprofundados em investigações futuras, tais como a importância de uma liderança pedagógica presente diariamente como forma de articulação da teoria, aos poucos apropriada pelos profissionais em formação, e as mudanças nas práticas educativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suely Amaral MELLO¹
      

Downloads

Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELLO¹, S. A., & CAÇÃO², M. I. (2021). A liderança pedagógica e as condições objetivas e subjetivas do trabalho de educadoras da infância. Educação Em Revista, 7(1-2), 109-128. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.611