A liderança pedagógica e as condições objetivas e subjetivas do trabalho de educadoras da infância
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.611Palabras clave:
educação infantil, formação continuada, teoria históricocultural, brincar.Resumen
o artigo discute o processo de formação continuada de profissionais da educação de duas Creches e uma Escola de Educação Infantil da rede pública de um município do interior do Estado de São Paulo, tendo a perspectiva da teoria histórico-cultural como fundamentação teórica da formação realizada. Reflete sobre os desafios da análise e compreensão da prática, considerando a lógica que permeia o pensar e o agir cotidianos na escola infantil e a necessidade de orientar pensamento e práticas por uma teoria que dê conta de explicar o desenvolvimento humano numa perspectiva complexa, tal como o faz o enfoque histórico-cultural. Aponta alguns indicadores a serem aprofundados em investigações futuras, tais como a importância de uma liderança pedagógica presente diariamente como forma de articulação da teoria, aos poucos apropriada pelos profissionais em formação, e as mudanças nas práticas educativas.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.