A liderança pedagógica e as condições objetivas e subjetivas do trabalho de educadoras da infância

Autores/as

  • Suely Amaral MELLO¹
  • Maria Izaura CAÇÃO²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.611

Palabras clave:

educação infantil, formação continuada, teoria históricocultural, brincar.

Resumen

o artigo discute o processo de formação continuada de profissionais da educação de duas Creches e uma Escola de Educação Infantil da rede pública de um município do interior do Estado de São Paulo, tendo a perspectiva da teoria histórico-cultural como fundamentação teórica da formação realizada. Reflete sobre os desafios da análise e compreensão da prática, considerando a lógica que permeia o pensar e o agir cotidianos na escola infantil e a necessidade de orientar pensamento e práticas por uma teoria que dê conta de explicar o desenvolvimento humano numa perspectiva complexa, tal como o faz o enfoque histórico-cultural. Aponta alguns indicadores a serem aprofundados em investigações futuras, tais como a importância de uma liderança pedagógica presente diariamente como forma de articulação da teoria, aos poucos apropriada pelos profissionais em formação, e as mudanças nas práticas educativas.

Biografía del autor/a

  • Suely Amaral MELLO¹
      

Publicado

2021-09-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A liderança pedagógica e as condições objetivas e subjetivas do trabalho de educadoras da infância. (2021). Educação Em Revista, 7(1-2), 109-128. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.611