Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária¹

Autores

  • Clélia Aparecida MARTINS²
  • Carlos Willians Jaques MORAIS³

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.600

Palavras-chave:

educação, antropologia empírica, antropologia filosófica, individuação, socialização, ser humano.

Resumo

o indivíduo é definido pela internalização de normas e de disposições comuns de uma sociedade ou de uma classe social. Saber quais são essas normas requer um olhar antropológico sobre a educação e sobre o educando. A maneira como ocorre a individuação no processo de socialização é um dos problemas antropológicos básicos da educação. Desse modo, tanto a antropologia, como ciência empírica, quanto a antropologia como reflexão filosófica, têm de contribuir com as ciências da educação. Este trabalho procurou apontar as formas que essa contribuição assume ou pode assumir.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clélia Aparecida MARTINS²
      
  • Carlos Willians Jaques MORAIS³
      

Downloads

Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARTINS², C. A., & MORAIS³, C. W. J. (2021). Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária¹. Educação Em Revista, 6(1), 83-94. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.600