Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária¹
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.600Palavras-chave:
educação, antropologia empírica, antropologia filosófica, individuação, socialização, ser humano.Resumo
o indivíduo é definido pela internalização de normas e de disposições comuns de uma sociedade ou de uma classe social. Saber quais são essas normas requer um olhar antropológico sobre a educação e sobre o educando. A maneira como ocorre a individuação no processo de socialização é um dos problemas antropológicos básicos da educação. Desse modo, tanto a antropologia, como ciência empírica, quanto a antropologia como reflexão filosófica, têm de contribuir com as ciências da educação. Este trabalho procurou apontar as formas que essa contribuição assume ou pode assumir.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.