Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária¹

Autores/as

  • Clélia Aparecida MARTINS²
  • Carlos Willians Jaques MORAIS³

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.600

Palabras clave:

educação, antropologia empírica, antropologia filosófica, individuação, socialização, ser humano.

Resumen

o indivíduo é definido pela internalização de normas e de disposições comuns de uma sociedade ou de uma classe social. Saber quais são essas normas requer um olhar antropológico sobre a educação e sobre o educando. A maneira como ocorre a individuação no processo de socialização é um dos problemas antropológicos básicos da educação. Desse modo, tanto a antropologia, como ciência empírica, quanto a antropologia como reflexão filosófica, têm de contribuir com as ciências da educação. Este trabalho procurou apontar as formas que essa contribuição assume ou pode assumir.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Clélia Aparecida MARTINS²
      
  • Carlos Willians Jaques MORAIS³
      

Publicado

2021-09-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MARTINS², C. A., & MORAIS³, C. W. J. (2021). Antropologia e educação: breve nota acerca de uma relação necessária¹. Educação Em Revista, 6(1), 83-94. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2005.v6n1.600