PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FUNÇÃO DA REGIÃO EM QUE ATUAM
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.05.p51Palavras-chave:
Tecnologia. Representações Sociais. Professores. Prática Pedagógica.Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar as Representações Sociais de tecnologia dos professores em sala de aula do estado de Pernambuco e suas relações com a prática pedagógica. Para tal, foi identificado os elementos constitutivos e nucleares dessas representações bem como a existência de diferenças entre os professores que atuam no Recife e no interior de Pernambuco. No âmbito geral o trabalho busca estabelecer o diálogo no
que se refere à tecnologia na perspectiva da inclusão digital. Como recurso teórico-metodológico utilizou-se a Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici (1961). A pesquisa analisou as Representações Sociais de 457 docentes de escolas públicas do estado de Pernambuco. Para o levantamento de dados, usouse o questionário de associação livre (QAL), observação e entrevista. Neste artigo serão discutidos apenas os
resultados dos questionários. Como auxílio para análise de dados, utilizamos o software Tri-deux e análise de conteúdo proposta por Bardin. Portanto, pode-se dizer que conhecimento, inovação e aprendizagem, estão no cerne das Representações Sociais de tecnologia na sala de aula desses referidos professores, percebeu-se também diferenças considerando as regiões, sobretudo, da Metropolitana com o Sertão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.