PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FUNÇÃO DA REGIÃO EM QUE ATUAM

Authors

  • Valdirene Moura da Silva SILVA
  • Lícia de Souza Leão MAIA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.05.p51

Keywords:

Tecnologia. Representações Sociais. Professores. Prática Pedagógica.

Abstract

O objetivo desse trabalho é analisar as Representações Sociais de tecnologia dos professores em sala de aula do estado de Pernambuco e suas relações com a prática pedagógica. Para tal, foi identificado os elementos constitutivos e nucleares dessas representações bem como a existência de diferenças entre os professores que atuam no Recife e no interior de Pernambuco. No âmbito geral o trabalho busca estabelecer o diálogo no
que se refere à tecnologia na perspectiva da inclusão digital. Como recurso teórico-metodológico utilizou-se a Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici (1961). A pesquisa analisou as Representações Sociais de 457 docentes de escolas públicas do estado de Pernambuco. Para o levantamento de dados, usouse o questionário de associação livre (QAL), observação e entrevista. Neste artigo serão discutidos apenas os
resultados dos questionários. Como auxílio para análise de dados, utilizamos o software Tri-deux e análise de conteúdo proposta por Bardin. Portanto, pode-se dizer que conhecimento, inovação e aprendizagem, estão no cerne das Representações Sociais de tecnologia na sala de aula desses referidos professores, percebeu-se também diferenças considerando as regiões, sobretudo, da Metropolitana com o Sertão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Valdirene Moura da Silva SILVA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Lícia de Souza Leão MAIA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2015-08-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SILVA, V. M. da S., & MAIA, L. de S. L. (2015). PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM FUNÇÃO DA REGIÃO EM QUE ATUAM. Educação Em Revista, 16(1). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.05.p51