OS EMPRESÁRIOS DO MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM E SUAS AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA ÚNICO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25n.e023014

Palavras-chave:

Empresários. Educação Básica. Currículo

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de tecer reflexões e críticas acerca da influência dos empresários no setor educacional, em particular, discute-se as ações do Movimento Todos pela Base como um membro articulado ao movimento Todos pela Educação, buscando dar continuidade ao projeto de difusão e implementação da lógica neoliberal na educação básica brasileira.  Este grupo, atuou fortemente para que a Base Nacional Comum Curricular fosse aprovada e, em seguida, cumprida em todas as escolas do Brasil, através de um sistema de monitoramento e acompanhamento da mesma. De caráter obrigatório, a Base vem fazendo com que toda a educação básica do Brasil se adeque, implemente e cumpra uma referência comum para os currículos de forma a ser igual para todos. Pretende-se assim, expor as novas estratégias utilizadas por essas organizações, de que forma tem atuado, quais são seus reais objetivos e se estão sendo alcançados. Corroborando para uma análise das consequências que isso traz para a educação brasileira e quem são os atingidos e talvez prejudicados com tal modelo de educação, assim como, qual a posição e papel do estado em relação a essas novas demandas.

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Biografia do Autor

  • Roberta Cristine de Andrade Passos, UNiversidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana. Professora Adjunta de Educação Infantil, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-10-31

Edição

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Artigos

Como Citar

Passos, R. C. de A. (2024). OS EMPRESÁRIOS DO MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM E SUAS AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA ÚNICO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Educação Em Revista, 25, e023014. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25n.e023014