Ensino Médio Integrado e Educação Patrimonial como Tema Transversal

percepções da equipe pedagógica em uma instituição de ensino profissional

Autores

  • Regiane de Souza Oliveira Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)
  • Mário Sérgio Pedroza Lobão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p47

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Educação Patrimonial como tema transversal, Gestão de ensino

Resumo

O presente estudo pretendeu diagnosticar, sob o viés transversal, percepções quanto à importância da preservação do patrimônio público junto à equipe pedagógica do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco. A abordagem da pesquisa é qualitativa, cuja natureza é aplicada e com objetivo exploratório. A coleta de dados ocorreu com a utilização de questionário à equipe pedagógica atuante nos cursos técnicos integrados em Edificações, Informática para Internet e Redes de Computadores. Utilizouse a técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin (2016), a partir da detecção de eixos temáticos. Os resultados evidenciaram, quanto ao acesso e à concepção sobre educação patrimonial (EP), que os gestores não possuem formação ou complementação pedagógica a respeito da temática. Em termos gerais, não existe incentivo ao tema entre os gestores e os professores. Os profissionais reconhecem a potencialidade que a EP tem no combate a fenômenos prejudiciais aos bens públicos, além de se mostrarem atraídos por materiais didáticos eventualmente acessíveis para a abordagem do assunto. Propõe-se a implantação de uma política institucional, a criação de jornadas pedagógicas e outras atividades que capacitem gestores e professores para trabalharem a EP no ambiente investigado.

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Biografia do Autor

Regiane de Souza Oliveira Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Campus Rio Branco.

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFAC/Campus Rio Branco. Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (UNIOESTE). Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAC). Graduado em Ciências Econômicas (UFAC).

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

Farias, R. de S. O., & Lobão, M. S. P. (2021). Ensino Médio Integrado e Educação Patrimonial como Tema Transversal: percepções da equipe pedagógica em uma instituição de ensino profissional. Educação Em Revista, 22(2), 47–68. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p47

Edição

Seção

Artigos