ALTERNATIVAS PARA SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS RAÍZES DA PROPOSTA

Autores/as

  • Aparecida Marcianinha PINTO
  • Silene FONTANA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9361

Palabras clave:

Fracasso escolar, aceleração escola

Resumen

O texto consiste em uma discussão teórica da proposta de Libâneo ( 1976) para aceleração escolar que, embora seja exibida como uma inovação no sistema escolar paulista, uma questão contemporânea, já foi objeto de discussão e análise na década de 70. Os estudos sobre os benefícios deste tipo de organização encontram-se em crescente processo de consolidação, embora não haja ainda um corpo teórico que se imponha hegemonicamente nos meios acadêmicos. Libâneo, já propunha classes onde os alunos avançassem várias séries em um só ano. A metodologia utilizada é o estudo sistemático comparativo do programa proposto por este autor na década de 1970 e a atual proposta das classes de aceleração. Explicitaremos alguns princípios norteadores da proposta da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo (Reorganização da trajetória escolar: classes de aceleração), confrontando e comparando com a proposta de Libâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

-

Publicado

2000-06-15

Cómo citar

PINTO, A. M., & FONTANA, S. (2000). ALTERNATIVAS PARA SUPERAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: AS RAÍZES DA PROPOSTA. Educação Em Revista, 1(1), 75–82. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9361

Número

Sección

Dossiê Políticas Públicas