A ação comunicativa e a perspectiva democrática na educação¹

Autores/as

  • Cristiane LUDWIG²
  • Amarildo Luiz TREVISAN³
  • Sueli Menezes PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2007.v8n1.618

Palabras clave:

globalização, ação comunicativa, interação, educação.

Resumen

este estudo analisa o contexto contemporâneo, caracterizado pela legitimação do capitalismo e de seus diversos mecanismos de alienação, e as possibilidades da educação na formação do sujeito autônomo e crítico. Aposta-se nas contribuições de Habermas, através de seu projeto da ação comunicativa e da interação reflexiva para o processo de formação do sujeito, frente ao estratégico avanço científico-técnico. Acredita-se que o potencial de racionalidade comunicativa, em contextos interativos do mundo da vida, possa auxiliar a educação a alcançar êxito no cumprimento de suas finalidades através da otimização desse potencial de racionalidade. A formação do sujeito articulado à ação comunicativa pode elucidar as inquietações evidenciadas no âmbito da educação, despertando novas significações para a esfera social.

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Biografía del autor/a

Cristiane LUDWIG²



Amarildo Luiz TREVISAN³

 

Publicado

2021-09-13

Cómo citar

LUDWIG², C., TREVISAN³, A. L., & PEREIRA, S. M. (2021). A ação comunicativa e a perspectiva democrática na educação¹. Educação Em Revista, 8(1), 49–60. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2007.v8n1.618

Número

Sección

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