O lugar lacunar da Filosofia no Ensino médio

Autores/as

  • Geraldo Adriano Emery PEREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1537

Palabras clave:

Ensino Médio. Pensamento. Currículo.

Resumen

O texto articula os elementos de complexidade que marcam a nova situação de uma presença obrigatória da Filosofia no Ensino Médio. A título de constituição do lugar da Filosofia na escola média, debate-se a sua presença legal, as exigências da legislação quanto ao que se espera da formação desenvolvida no Ensino Médio, as contradições do processo de institucionalização da Filosofia como disciplina, a crítica ao seu formato de disciplina e a própria tensão que envolve a dinâmica curricular. Por  fim, aponta-se para possibilidades Filosóficas para o Ensino Médio considerando breves recortes do pensamento de Hannah Arendt.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-09-15

Cómo citar

PEREIRA, G. A. E. (2021). O lugar lacunar da Filosofia no Ensino médio. Educação Em Revista, 12(1), 51–64. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1537

Número

Sección

Artigos