O cartão-postal como recurso didático na Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

  • Daiane Martins Bocasanta Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vitória Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5611-1557

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023010

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Cartão-postal, Letramento imagético

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo apresentar e discutir uma sequência didática envolvendo o uso do cartão-postal como recurso didático, realizada com uma turma de anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública federal de Porto Alegre-RS. Especificamente, o objetivo das atividades propostas foi desenvolver o letramento digital e imagético dos discentes. O percurso examinado organizou-se em duas etapas: a primeira ocorreu durante o período do ensino remoto e a segunda, já no retorno ao contexto presencial. A turma que fez parte deste processo era composta por oito estudantes, com idades entre 25 e 72 anos. O referencial teórico utilizado na investigação foram formulações acerca do conceito de letramento, tais como as de Magda Soares (2002; 2014).  A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, inspirada na pesquisa-ação. O material de pesquisa foi composto por práticas pedagógicas, observações de aulas, registros em diário de campo e fotografias produzidas pelos alunos. Dentre os resultados da pesquisa, foi possível identificar maior domínio de habilidades relativas ao letramento digital e imagético por parte do grupo de estudantes, bem como, conjecturar que o cartão-postal pode ser compreendido como um recurso didático potente para desenvolver diferentes conhecimentos em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Daiane Martins Bocasanta, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação e pedagoga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Professora dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRGS, lotada no Departamento de Humanidades.

Vitória Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licencianda em Letras

Citas

AUTORA 1 (2021)

AUTORA et al 2 (2021)

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Publicado

2023-08-10

Cómo citar

Bocasanta, D. M., & Barbosa, V. (2023). O cartão-postal como recurso didático na Educação de Jovens e Adultos. Educação Em Revista, 24, e023010. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023010

Número

Sección

Educação de Jovens e Adultos