A Racionalidade Subjacente em Processos de Implantações Curriculares: um Olhar Habermasiano sobre Relatos de Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.03.p33Palabras clave:
Currículo, Teoria da Ação Comunicativa, Professores de MatemáticaResumen
Este estudo analisa, segundo os princípios habermasianos da Teoria da Ação Comunicativa (TAC), a forma como professores de Matemática se veem/viram envolvidos em implantações curriculares de 1930 a 2013. Os dados foram constituídos, perseguindo os pressupostos da História Oral, a partir de relatos de 09 professores que vivenciaram processos de formação inicial ou continuada em contextos de implantações curriculares. Os resultados mostram como a racionalidade técnica, fundada na razão instrumental, tem fundamentado as ações governamentais em contexto de implantação curriculares. Há evidências ainda de que orientações didáticas sempre foram impostas aos professores sem, entretanto, a devida preocupação com a efetividade na comunicação.
Recebido em: 02/03/2017.
Aprovado em: 01/03/2018.
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