A Racionalidade Subjacente em Processos de Implantações Curriculares: um Olhar Habermasiano sobre Relatos de Professores de Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.03.p33

Palabras clave:

Currículo, Teoria da Ação Comunicativa, Professores de Matemática

Resumen

Este estudo analisa, segundo os princípios habermasianos da Teoria da Ação Comunicativa (TAC), a forma como professores de Matemática se veem/viram envolvidos em implantações curriculares de 1930 a 2013. Os dados foram constituídos, perseguindo os pressupostos da História Oral, a partir de relatos de 09 professores que vivenciaram processos de formação inicial ou continuada em contextos de implantações curriculares. Os resultados mostram como a racionalidade técnica, fundada na razão instrumental, tem fundamentado as ações governamentais em contexto de implantação curriculares. Há evidências ainda de que orientações didáticas sempre foram impostas aos professores sem, entretanto, a devida preocupação com a efetividade na comunicação.

Recebido em: 02/03/2017.
Aprovado em: 01/03/2018.

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Biografía del autor/a

  • Deise Aparecida PERALTA, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Professora doutora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira. Endereço eletrônico: deise@mat.feis.unesp.br.

  • João Ricardo Neves da SILVA, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

    Professor doutor na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Instituto de Física e Química, Itajubá. Endereço eletrônico: jricardo.fisica@gmail.com.

  • José Augusto Brito PACHECO, Universidade do Minho (UMinho)

    Professor catedrático na Universidade do Minho (UMinho), Instituto de Educação, Braga – Portugal. Endereço eletrônico: jpacheco@ie.uminho.pt.

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Publicado

2018-05-25

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PERALTA, D. A., SILVA, J. R. N. da, & PACHECO, J. A. B. (2018). A Racionalidade Subjacente em Processos de Implantações Curriculares: um Olhar Habermasiano sobre Relatos de Professores de Matemática. Educação Em Revista, 19(1), 33-52. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.03.p33