READAPTAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES COMO UMA PROMESSA QUE NÃO SE CUMPRE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.08.p105Palabras clave:
Readaptação profissional, Revisão de literatura, Trabalho docenteResumen
Esse estudo, de natureza teórica, buscou apresentar um mapeamento sobre os estudos de readaptação profissional no cenário científico brasileiro, por meio de buscas nas bases de dados Scielo, PePSIC e Domínio Público. Foram encontrados 14 trabalhos, a maioria de natureza qualitativa. O número reduzido de estudos sobre esse tema contrasta com a dimensão do problema do adoecimento no trabalho. A classe profissional mais estudada foi a de professores, corroborando com o aumento do índice de adoecimentos entre docentes. Dentre os temas trabalhados, a maioria dos estudos analisou o sentido da readaptação para os readaptados ou avaliou o processo de readaptação. Apenas um estudo buscou convergir pesquisa com intervenção. Os estudos mostram que a forma como têm sido conduzidos os processos de readaptação, na maioria das vezes desconsiderando o contexto laboral que gerou o adoecimento e culpabilizando o trabalhador, tem agravado seu estado de saúde. Assim, a promessa da readaptação no sentido de promoção da saúde do trabalhador não se cumpre. Sugere-se uma agenda de pesquisas que proponham intervenções que vislumbre perspectivas de melhorias das condições de trabalho e de saúde da classe docente, incluindo investigações sobre reabilitação profissional entre professores de escolas particulares.Descargas
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