ATENDIMENTO PEDAGÓGICO-EDUCACIONAL NO SETOR DE HEMODIÁLISE INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE UM SERVIÇO EDUCACIONAL HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.07.p91Palabras clave:
Doença renal crônica, Pedagogia Hospitalar, Educação EspecialResumen
A criança com doença renal crônica possui necessidades específicas que limitam a sua participação aos espaços e atividades próprios da infância, principalmente a escola. A intervenção do pedagogo junto à esses pacientes durante as sessões de tratamento dialítico visam resgatar a possibilidade de continuidade de sua escolaridade. O objetivo da pesquisa foi oferecer o atendimento pedagógico-educacional às crianças com doença renal crônica em tratamento dialítico, no resgate do processo de escolarização e aprendizagem, buscando construir um espaço de atuação do pedagogo nesse novo contexto. A metodologia utilizada foi qualitativa, de cunho fenomenológico. Foram realizados atendimentos pedagógicos às crianças com doença renal crônica em tratamento dialítico no Hospital das Clínicas (FMRP/ USP), bem como contato com pais/ responsáveis e com os professores da escola de origem. Ao longo dos dois anos de atuação neste projeto foi possível despertar confiança e cumplicidade junto ao aluno-paciente para motivá-lo ao atendimento pedagógico na situação de hemodiálise e fortalecer a compreensão da importância de sua escolarização. A partir da compreensão sobre a contribuição da educação no hospital, a pesquisa trouxe dados relevantes que forneceram subsídios para avaliar e construir conhecimento sobre o trabalho do pedagogo junto à criança com doença crônica renal no hospital.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.