PODCAST: BREVE HISTÓRIA DE UMA NOVA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Autores/as

  • Eugênio Paccelli Aguiar FREIRE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55

Palabras clave:

Tecnologia educacional, Tecnologia de oralidade, Oralidade digital

Resumen

Mesmo breve, a história do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, costuma ser abordada de modo fragmentado em sua bibliografia educacional. Isso acaba gerando uma lacuna nesse campo, o qual demonstra indispor de informações detalhadas sobre o desenvolvimento histórico da tecnologia educacional tratada. Em vista disso, este artigo busca oferecer uma visão de maior amplitude sobre a história do podcast, levantando desde sua concepção inicial até os acontecimentos que ocasionaram sua efetivação técnica e apropriação educativa. Para isso, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica on-line, apropriando-se da produção na área e de relatos do próprio pioneiro da tecnologia em estudo. O procedimento foi precedido pela apresentação da atualidade do podcast, bem como pela revisão de estudos educativos que versam sobre a história dessa tecnologia. Ao final, foram aclaradas as etapas do desenvolvimento do podcast e como aquelas proveram a natureza educativa dessa tecnologia.

Biografía del autor/a

  • Eugênio Paccelli Aguiar FREIRE

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2017-11-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PODCAST: BREVE HISTÓRIA DE UMA NOVA TECNOLOGIA EDUCACIONAL. (2017). Educação Em Revista, 18(2), 55-71. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55