PODCAST: BREVE HISTÓRIA DE UMA NOVA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55Palabras clave:
Tecnologia educacional, Tecnologia de oralidade, Oralidade digitalResumen
Mesmo breve, a história do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, costuma ser abordada de modo fragmentado em sua bibliografia educacional. Isso acaba gerando uma lacuna nesse campo, o qual demonstra indispor de informações detalhadas sobre o desenvolvimento histórico da tecnologia educacional tratada. Em vista disso, este artigo busca oferecer uma visão de maior amplitude sobre a história do podcast, levantando desde sua concepção inicial até os acontecimentos que ocasionaram sua efetivação técnica e apropriação educativa. Para isso, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica on-line, apropriando-se da produção na área e de relatos do próprio pioneiro da tecnologia em estudo. O procedimento foi precedido pela apresentação da atualidade do podcast, bem como pela revisão de estudos educativos que versam sobre a história dessa tecnologia. Ao final, foram aclaradas as etapas do desenvolvimento do podcast e como aquelas proveram a natureza educativa dessa tecnologia.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.