ANÁLISE HISTÓRICA DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL DOS NEGROS NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.07.p93

Palabras clave:

Legislação Educacional, Escola, História, Negros

Resumen

O presente artigo é o resultado da busca por investigar e compreender o processo de implementação das legislações educacionais que atuam nas vidas de negros e negras no processo de educação formal. Neste delineia-se a defasagem entre o apregoado e o planejado e a realidade. Dessa forma, entendemos que as
legislações aqui estudadas representam um movimento de tensionamento rumo à democratização do currículo e da própria escola, pois possibilita que populações menos visíveis e valorizadas nessa instituição e em suas práticas sociais sejam reconhecidas em suas histórias, tomem voz, participem ativamente da constante construção e reconstrução do cotidiano escolar.

Recebido em: 06/10/2016.
Aprovado em: 24/02/2017.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • MARCO BETTINE, Universidade de São Paulo

    Professor Associado da Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Endereço eletrônico: marcobettine@gmail.com

  • LIVIA PIZAURO SANCHEZ

    Formada em Pedagogia pela USP. Mestre em Ciências, Programa de Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Endereço eletrônico: livia.sanchez@gmail.com

Referencias

ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). São Paulo: Educ, 2000.

ARAÚJO, Márcia Luiza Pires de. A escola primária da Frente Negra Brasileira em São Paulo (1931-1937). São Paulo: Ação Educativa, 2007.

BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Discutindo a escolarização da população negra em São Paulo entre o final do século XIX e início do XX. In: ROMÃO, Jeruse (org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005. p. 79-91.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

CUNHA, Euclides da. Os sertões. [São Paulo]: [s.n], [1902].

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.1, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.

CRUZ, Mariléia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: ROMÃO, Jeruse (org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005. p. 21-33.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v.1, n.23, p. 100-122, fev. 2007.

DUARTE, Adriano Luiz. Moralidade pública e cidadania: a educação nos anos 30 e 40. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 165-181, dez. 2000.

FONSECA, Dagoberto José. A história, o africano e o afro-brasileiro. In: PAULA, Benjamin Xavier de; PERON, Cristina Mary Ribeiro. Educação, história e cultura da África e afro-brasileira: teorias e experiências. Uberlândia: MG Proex UFU, 2008. p. 92-107.

GARCIA, Renísia Cristina. Identidade fragmentada – um estudo sobre a história do negro na educação Brasileira 1993-2005. Brasília/DF: Inep, 2007.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 15, p. 134-158, 2000.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.

KRAUSS, Juliana Souza; ROSA, Julio César. A importância da temática de História e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Antíteses, Londrina, v.3, n.6, p. 857-878, jul./dez. 2010.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, São Paulo, v. 19, n.1, p. 287-308, jun. 2007.

NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 6, p. 151-182, mar. 1992.

PEREIRA, Amauri Mendes. Escola – espaço privilegiado para a construção da cultura de consciência negra. In: ROMÃO, Jeruse (org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005. p. 35-48

PILETTI, Nelson. História da educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Embates e contribuições do movimento negro à política educacional nas décadas de 1980 e 1990. In: OLIVEIRA, Iolanda de; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Identidade negra. Pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2003. p. 251-263

SANTANA, José Valdir Jesus de; MORAES, Jorlúcia Oliveira. História do negro na educação: indagações sobre currículo e diversidade cultural. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v.9, n. 103, p. 51-59, dez. 2009.

SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Cultura e educação a serviço da transformação social. In: MAGALDI, Ana Maria; ALVES, Cláudia; GONDRA, José Gonçalves (orgs.). Educação no Brasil: história, cultura e política. Bragança Paulista/SP: EDUSF. p. 123-134, 2005.

SANTOS, Sônia Querino dos Santos e; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Políticas públicas educacionais: antigas reivindicações, conquistas (lei 10.639) e novos desafios. Ensaio: Avaliação de Política Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v 16, n. 58, p. 95-112, jan./mar., 2008.

SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil - O papel do Congresso Nacional na legislação de ensino. Campinas: Autores Associados, 1999.

SILVA, Geraldo da; ARAÚJO, Marcia. Da interdição escolar às ações educacionais de sucesso: escolas dos movimentos negros e escolas profissionais, técnicas e tecnológicas. In: ROMÃO, Jeruse. (org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005. p. 65-78

SISS, Ahyas. Afro-brasilerios, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 502-516, set./dez. 2008.

VIDAL, Diana Gonçalves. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2003.

Publicado

2017-06-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BETTINE, M., & SANCHEZ, L. P. (2017). ANÁLISE HISTÓRICA DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL DOS NEGROS NO BRASIL. Educação Em Revista, 18(1), 93-108. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.07.p93