O CAMINHO DA RAZÃO E DA ESPERANÇA: O PENSAMENTO SOCIAL DE CELSO FURTADO– DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.06.p73Palabras clave:
Plano Trienal, Plano Nacional de Educação, IntelectuaisResumen
Este artigo trata do pensamento social de Celso Furtado e de suas contribuições na interpretação sobre o Brasil, sua trajetória como intelectual, idealizador e gestor da SUDENE, além de sua experiência como o primeiro ministro da República na pasta do Planejamento. Em suas reflexões, cuidou especialmente em discutir a função estratégica do fator humano, elemento que o aproximou da questão educacional e de seus problemas do país. Furtado foi responsável pela construção do Plano Trienal, no Governo Jango, conjugando no setor Educação o Plano Nacional de Educação (1962), conviveu com Darcy Ribeiro, o então Ministro da Educação e Anísio Teixeira, membro do Conselho Federal de Educação e relator do documento final do P.N.E. O ideário de Celso Furtado, mesmo com a ênfase nas análises sócio-histórico-econômicas, não deixou de pensar a Educação como uma das bases para o desenvolvimento nacional.
Recebido em: 19/02/2016.
Aprovado em: 24/02/2017.
Descargas
Referencias
BIELSCHOWSKY, Ricardo (Org.). Cinquenta anos de pensamento na CEPAL. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.
FURTADO, Rosa Freire D’Aguiar. A História de Um Plano. In. Arquivos Celso Furtado 4: O Plano Trienal e o Ministério do Planejamento. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2011. p. 7-22.
EARP, Fábio Sá; PRADO, Luiz Carlos Delorme. Celso Furtado. In. FERREIRA, Jorge; REIS, Daniel Aarão (Orgs.). Nacionalismo e reformismo radical (1945-1964). Rio de Janeiro: Grupo Editorial Record, 2007. p. 377-408.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
FURTADO, Celso. Em Busca de Um Novo Modelo – Reflexões Sobre a Crise Contemporânea. Rio de Janeiro: Paz e Terra Editora, 2002.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974.
FURTADO, Celso. Um projeto para o Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Saga, 1969.
FURTADO, Celso. A Nova dependência: dívida externa e monetarismo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra Editora, 1982.
FURTADO, Celso. O Longo amanhecer. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra Editora, 1999.
FURTADO, Celso. Obra autobiográfica. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
FURTADO, Celso. Depoimento. In: JANGO. Direção: Silvio Tendler. Produção: Caliban Produções Cinematográficas LTDA. 1984.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MACEDO, Roberto B. M. Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social (1963-1965). In: MINDLIN, Betty. Planejamento no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO. Plano Trienal de Educação. 1962.09.00, v. 12, p.43-44.
RIBEIRO, Darcy. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
RIBEIRO, Darcy. Carta: falas, reflexões, memórias. Brasília. DF: Senado Federal. 1994. (n. 1).
SANTOS, Lincoln de Araújo. Entre a utopia e o labirinto: democracia e autoritarismo no pensamento educacional brasileiro dos anos 1980. Rio de Janeiro: FAPERJ; Quartet, 2011.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Autores Associados, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.