A ALFABETIZAÇÃO DISCUTIDA SOB O VIÉS DO PIBID: PRÁTICAS DAS EGRESSAS DO SUBPROJETO PEDAGOGIA-UEMS CAMPO GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.05.p57Palabras clave:
Alfabetização, PIBID, Práticas pedagógicasResumen
A questão do fracasso na alfabetização na escola brasileira preocupa e gera diversos estudos na área. Este artigo discute a questão da alfabetização no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, entre os egressos do subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul em Campo Grande. O enfoque são as práticas que foram trabalhadas com estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental em fase de alfabetização, levantadas a partir da aplicação de questionário enviado a dez egressas do Pibid. As participantes, todas mulheres e professoras iniciantes, apontaram que trabalhavam com atividades lúdicas, jogos e dinâmicas, como varal de letras, alfabeto móvel e confecção de livro com histórias criadas pelos alunos. As egressas relatam que as atividades eram bem recebidas pelos alunos e que, como professoras iniciantes, utilizam os conhecimentos sobre a alfabetização produzidos durante sua participação no Pibid ao refletirem sobre suas práticas pedagógicas. Ficou evidenciado que o Pibid se configura como um espaço formativo, proporcionando aos participantes oportunidade de articular teoria e prática e desenvolver uma atitude investigativa sobre as práticas docentes.
Recebido em: 25/08/2015.
Aprovado em: 24/02/2017.
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