A ALFABETIZAÇÃO DISCUTIDA SOB O VIÉS DO PIBID: PRÁTICAS DAS EGRESSAS DO SUBPROJETO PEDAGOGIA-UEMS CAMPO GRANDE

Autores/as

  • LAÍSE ATAIDES RIBEIRO
  • ELIANE GREICE DAVANÇO NOGUEIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.05.p57

Palabras clave:

Alfabetização, PIBID, Práticas pedagógicas

Resumen

A questão do fracasso na alfabetização na escola brasileira preocupa e gera diversos estudos na área. Este artigo discute a questão da alfabetização no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, entre os egressos do subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul em Campo Grande. O enfoque são as práticas que foram trabalhadas com estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental em fase de alfabetização, levantadas a partir da aplicação de questionário enviado a dez egressas do Pibid. As participantes, todas mulheres e professoras iniciantes, apontaram que trabalhavam com atividades lúdicas, jogos e dinâmicas, como varal de letras, alfabeto móvel e confecção de livro com histórias criadas pelos alunos. As egressas relatam que as atividades eram bem recebidas pelos alunos e que, como professoras iniciantes, utilizam os conhecimentos sobre a alfabetização produzidos durante sua participação no Pibid ao refletirem sobre suas práticas pedagógicas. Ficou evidenciado que o Pibid se configura como um espaço formativo, proporcionando aos participantes oportunidade de articular teoria e prática e desenvolver uma atitude investigativa sobre as práticas docentes.

Recebido em: 25/08/2015.
Aprovado em: 24/02/2017.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • LAÍSE ATAIDES RIBEIRO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Referencias

AMBROSETTI, N. B. et al. Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-174, jan./jun. 2013.

ALBUQUERQUE, E. B. C. de; MORAIS, A. G. de; FERREIRA, A. T. B. As práticas cotidianas de alfabetização: o que fazem as professoras? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 253, maio/ago. 2008.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. 2016. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capesPIBID>. Acesso em: 08 jul. 2016.

DAMBROWSKI, A. B. et al. Influência da consciência fonológica na escrita de pré-escolares. Revista Cefac, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 175-181, abr./jun. 2008.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

GATTI, B.A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

LEITE, S. A. S. Alfabetização escolar: Repensando uma prática. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 1, n. 3, p. 85-95, dez. 1993.

LEMLE, M.; CARVALHO, M. Os mal-entendidos da alfabetização. Ciência Hoje, São Paulo, v. 16, n. 95, p. 38-43, dez. 1991.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, v. 77, 2002.

MORAIS, A. G. Concepções e metodologias de alfabetização: Por que é preciso ir além da discussão sobre velhos métodos. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO–ENDIPE, 13, 2006, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2006.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MORTATTI, M. R. L. História dos métodos de alfabetização no Brasil. In: SEMINÁRIO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM DEBATE, 2006, Brasília. Anais... Brasília: MEC, 2006.

MORTATTI, M. R. L. A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate. Revista Eletrônica Acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 91-114, set./dez. 2009.

MORTATTI, M. R. L. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, p. 329-341, maio/ago. 2010.

NOGUEIRA, E. G. D.; MELIM, A. P. G. Vozes reveladas e reveladoras nas narrativas sobre a formação do professor alfabetizador no PIBID. Interfaces da educação, Paranaíba, v. 4, n. 11, p. 98-112, nov. 2013.

NOGUEIRA, E. G. D.; SOUSA, S. N. A escrita autobiográfica de professores: a constituição do habitus e desenvolvimento do capital cultural. In: RIOS, J. A. V. P. (Org.). Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: EDUFBA, 2015. p. 267-290.

SOARES, J. M. A importância do lúdico na alfabetização infantil. 2010. Disponível em: <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1869>. Acesso em: 25 ago. 2016.

SOARES, M. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, fev. 1985.

SOARES, M. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais,1989.

SOARES, M. Língua escrita, sociedade e cultura. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 56, p. 5-16, maio/ago. 1995.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica. 1998.

SOARES, M. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A/SEPE, 1999. p. 49-73.

SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./ abr. 2004.

SOARES M.; MACIEL, F. Alfabetização. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000.

SOUSA, S. N.; RIBEIRO, L. S.; NOGUEIRA, E. G. D. Mestrado Profissional em Educação: terceiro espaço formativo para professores da Educação Básica. Dialogia, São Paulo, n. 21, p. 55-68, jan./jun. 2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Pibid. 2015. Disponível em < http://www.uems.br/institucional/pibid/index.php?p=Objetivos> Acesso em 29 abr. 2015.

Publicado

2017-06-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RIBEIRO, L. A., & NOGUEIRA, E. G. D. (2017). A ALFABETIZAÇÃO DISCUTIDA SOB O VIÉS DO PIBID: PRÁTICAS DAS EGRESSAS DO SUBPROJETO PEDAGOGIA-UEMS CAMPO GRANDE. Educação Em Revista, 18(1), 57-72. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.05.p57