Uma abordagem vygotskyana para a conscientização de cidadania em sala de aula no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.645Palabras clave:
Cidadania. Educação. Escola. Governo. Psicologia Sócio-Histórica.Resumen
Inspirado no projeto intitulado Brincando de Governo, idealizado por alunas do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, este artigo mostra reflexões sobre a conscientização de cidadania em sala de aula com base em pressupostos da psicologia sócio-histórica de Vygotsky e de uma educação que possibilite a formação emancipada de sujeito diante da complexidade social. Nesse projeto, as dimensões de organização dos três poderes – legislativo, executivo e judiciário – são vivenciados com o objetivo de contribuir com a compreensão de normas e leis e seus efeitos sociais, permitindo elaboração do significado político da vida social, que pode servir como uma variável na conscientização de cidadania. O projeto implica em apropriação de conceitos políticos, leis, normas e ações sociais, exigindo, portanto, certo grau de abstração dos educandos, por isso, sua proposta de aplicação situa-se no quarto ou quinto anos do ensino fundamental. Apoiando-se na premissa vigotskiana de que a boa aprendizagem se adianta ao desenvolvimento, esse artigo coloca que desde o ensino fundamental (de maneira consciente e pedagogicamente planejada), o aprendizado sobre a vida pública e sua organização deve ser estimulado visando desenvolvimento social dos alunos e da noção de cidadania.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.