Uma abordagem vygotskyana para a conscientização de cidadania em sala de aula no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2009.v10n1.645Keywords:
Cidadania. Educação. Escola. Governo. Psicologia Sócio-Histórica.Abstract
Inspirado no projeto intitulado Brincando de Governo, idealizado por alunas do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, este artigo mostra reflexões sobre a conscientização de cidadania em sala de aula com base em pressupostos da psicologia sócio-histórica de Vygotsky e de uma educação que possibilite a formação emancipada de sujeito diante da complexidade social. Nesse projeto, as dimensões de organização dos três poderes – legislativo, executivo e judiciário – são vivenciados com o objetivo de contribuir com a compreensão de normas e leis e seus efeitos sociais, permitindo elaboração do significado político da vida social, que pode servir como uma variável na conscientização de cidadania. O projeto implica em apropriação de conceitos políticos, leis, normas e ações sociais, exigindo, portanto, certo grau de abstração dos educandos, por isso, sua proposta de aplicação situa-se no quarto ou quinto anos do ensino fundamental. Apoiando-se na premissa vigotskiana de que a boa aprendizagem se adianta ao desenvolvimento, esse artigo coloca que desde o ensino fundamental (de maneira consciente e pedagogicamente planejada), o aprendizado sobre a vida pública e sua organização deve ser estimulado visando desenvolvimento social dos alunos e da noção de cidadania.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.