A subjetivação do (d)eficiente no interior da escola: uma identidade a ser (des)construída
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n2.638Palabras clave:
Linguagem. Subjetivação. Identidade. (D)eficiência, Escola.Resumen
O presente artigo pretende refletir sobre a escola enquanto espaço de produção de subjetividades dos sujeitos aprendentes que nela estão inseridos. Para esta análise toma-se como base o lastro teórico de Bourdieu, Foucault e Vygotsky. A discussão será feita permeada pela abordagem dos paradigmas de segregação, integração e inclusão que a escola tem utilizado historicamente para lidar com o sujeito considerado ‘deficiente’. A partir das reflexões feitas, questiona-se sobre a possibilidade de (des)construção da identidade do (d)eficiente criada a partir desse contexto escolar.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.